O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou hoje (24) a renúncia do secretário da Defesa, Chuck Hagel, elogiando o trabalho ?exemplar? do antigo senador republicano durante os quase dois anos em que esteve à frente da pasta.
Em uma breve declaração na Casa Branca, Obama destacou ?a classe e a integridade? do secretário demissionário, considerando que Hagel, ?um amigo?, foi fundamental na concretização de várias e recentes questões militares.
Obama disse ter sido abordado por Hagel para discutir ?o momento apropriado? para concluir seu trabalho no Pentágono, sede do Departamento da Defesa. ?Se há uma coisa que eu sei sobre Chuck é que ele não faz isso ou toma qualquer outra decisão de ânimo leve?, ressaltou Obama. ?Essa decisão não é fácil para ele?, reforçou o presidente, que considerou uma ?sorte extraordinária? ter Hagel na Defesa.
Ao lado de Obama, Chuck Hagel, de 68 anos, confirmou ter apresentado nesta segunda-feira o pedido de demissão e destacou que assumir o cargo de secretário da Defesa foi o ?maior privilégio? da sua vida. ?Um grande privilégio da minha vida, ao liderar, e mais importante, ao servir os homens e as mulheres do Departamento da Defesa?, disse Hagel.
Único membro republicano do gabinete presidencial, Hagel, antigo senador pelo estado de Nebraska e veterano da guerra do Vietnã, permanecerá no cargo até a nomeação do seu sucessor e respectiva confirmação pelo Senado.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.