Uma reunião promovida nessa terça-feira, 21, na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, deu sequência aos procedimentos para a construção da praça de esportes e cultura que será feita com recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), no trecho entre os conjuntos habitacionais Istor Luppi e José Tonolli. A coordenação é da Secretaria Municipal de Planejamento, em parceria com as secretarias de Promoção Social, Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer.
O encontro foi o terceiro realizado com essa finalidade e contou com a definição dos integrantes que irão compor inicialmente o Grupo de Gestão, responsável pela elaboração do projeto da construção e pelo envio de todos os documentos necessários ao Governo Federal. Para a obtenção da verba de R$ 2.020.000,00 que será usada na viabilização da praça, Itapira foi selecionada pelo Governo Federal como uma das 11 cidades com propostas aprovadas no Grupo 2 do PAC 2 entre centenas de municípios brasileiros com pleitos semelhantes.
O Grupo de Gestão tem como coordenadora geral a servidora Márcia Moraes Cardoso, da Secretaria de Planejamento, e os seguintes coordenadores pelos demais setores municipais envolvidos no empreendimento: Engenharia- Luís Fernando Souza Godoy; Assistência Social- Regina Ramil Marella; Cultura- José Carlos Vieira; Esportes- Flávio Chiavelli Figueiredo; Desenvolvimento Econômico- Valteir Ferreira de Freitas; Segurança Cidadã- Paula Márcia Antônio; Inclusão Digital- Gilberto Milano.
A praça terá uma área de 3 mil metros quadrados, compreendendo Cras (Centro de Referência de Assistência Social), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
De acordo com o cronograma apresentado, o envio do Plano de Gestão e de todos os documentos pertinentes ao Governo Federal deverá ser feito até o dia 15 de julho, com o início da construção estando previsto para o final deste ano. A duração estimada das obras é de 18 meses. A quarta e última reunião para a definição do Plano deverá ocorrer na próxima terça-feira, 28, novamente na Secretaria de Promoção Social.