Um intenso trabalho de recuperação de um dos mais importantes marcos históricos de Itapira está sendo feito pela Secretaria de Obras há algumas semanas e deve estar concluído nos próximos dias. A restauração do espaço dedicado ao monumento da epopéia de 1932, no Morro do Gravi, está em fase final de conclusão, restando apenas ser refeito o letreiro no marco central. Ao mesmo tempo, a Secretaria está fazendo a implantação de alguns melhoramentos no local, como balaústres, calçada, acesso por escada e outros.
Com a reforma geral no Morro do Gravi, o palco de um dos momentos históricos mais marcantes de Itapira será preservado e valorizado. Lutaram no local, em 1932, durante a chamada Revolução Constitucionalista, paulistas e mineiros, em uma batalha feroz que até hoje é considerada uma das mais importantes daquele movimento. O empenho heróico dos paulistas naquele local, dentre os quais muitos itapirenses, é até hoje relembrado por inúmeros pesquisadores.
No dia 9 de julho, sábado, feriado estadual, a população itapirense mais uma vez renderá suas homenagens aqueles que lutaram no Morro do Gravi. Também para esse dia, a partir das 10 horas, está programada a reinauguração do monumento.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.