A semana foi marcada por uma presença mais efetiva de homens e máquinas ao longo da rodovia SP- 105, a rodovia Dr. Rubens Pupo Pimentel, que liga Itapira a Serra Negra, com acesso pela rodovia SP 352. Conforme apurou A Cidade, uma comitiva da construtora Equipav, vencedora da licitação, trabalhou duro no feriado de 15 de novembro para checar detalhes técnicos da empreitada.
A pavimentação vai cobrir um trecho de quase 13 quilômetros e irá consumir cerca de 27 milhões de reais. A expectativa é de que a obra esteja concluída no início de 2014. Os recursos foram assegurados por intermédio do Deputado Estadual José Antonio Barros Munhoz. Ele avalia que se trata de um empreendimento que vai trazer desenvolvimento para um dos mais belos cenários paisagísticos de toda a região, fomentando o turismo, além de ser uma espécie de santuário ecológico. O deputado lembra que o Ribeirão da Penha, por exemplo, tem sua nascente naquele trecho.
A rodovia terá todo seu trecho concluído até o início de 2014
Munhoz cumpre promessa feita em novembro de 2007, publicada no jornal O SERRANO.
População pediu intervenção de deputado para o asfaltamento da rodovia SP-105
Em 30/11/2007
Cerca de 30 pessoas estiveram no Sítio Bom Retiro, no Brumado, para uma breve reunião com o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB). No encontro o grupo solicitou ao parlamentar líder do governo na Assembléia Legislativa que agisse em favor da pavimentação da rodovia SP 105, que liga Serra Negra à Rodovia Amparo-Itapira.
Um documento com muitas assinaturas foi entregue ao deputado, indicando aquele encontro como “a última oportunidade de vermos realizados o nosso desejo e a solução de uma de nossas maiores necessidades”. No abaixo assinado foi lembrado ser Jânio Quadros o primeiro a se comprometer a fazer do antigo ramal férreo uma estrada digna de seus usuários. “É inacreditável para nós, produtores e proprietários da região, o descaso das autoridades estaduais em resolver a situação. Caminhoneiros preferem utilizar-se dessa rodovia ainda que sem asfalto, a enfrentar a topografia montanhosa que cerca Serra Negra, tanto na chegada por Amparo, quanto por Lindóia e ainda há de se levar em conta a dificuldade de escoamento da grande produção de legumes, frutas e café, bem como a atividade do turismo rural que hoje faz parte da região”.
Em seu discurso, disse sentir a responsabilidade de representar a região. O asfaltamento dessa estrada é uma reivindicação justa, não é utópica ou indefensável. Assumo o compromisso de lutar por transformar, ainda em 2008, esse asfaltamento em realidade”. Explicou que tanto o Secretário Mauro Arce, quanto o Secretário Guilherme Afif Domingos são favoráveis à idéia. “Graças a Deus, tenho a capacidade de somar pessoas que queiram fazer alguma coisa”.
Logo depois, Barros Munhoz concedeu entrevista ao O SERRANO.
O SERRANO — Sabemos que essa história é longa. Que muitos já prometeram isso. Vários deputados que trabalham na região dizem que vão buscar essa benfeitoria e o asfaltamento não vêm. Qual é a sua estratégia para trazer essa pavimentação?
Barros Munhoz — Considerar como uma das maiores prioridades do meu mandato essa obra. Tenho certeza que, assim fazendo, vou obter a concordância do governador Serra e do secretário dos Transportes e pessoas envolvidas. Porque é uma obra que precisa ser feita e, tendo força política, acabará acontecendo.
O SERRANO — Existe um ponto específico que dê mais atenção nesse caso?
Barros Munhoz — Acho que não. A importância da obra é evidente...
O SERRANO — Mas essa evidência existe já há anos...
Barros Munhoz — ...tudo bem, mas é uma questão de oportunidade. Talvez ela não fosse prioridade em ser asfaltada há um ano ou dois atrás. Hoje é. A meu ver é. É uma das poucas estradas estaduais não asfaltadas. Não vejo maiores dificuldades desde que haja um congraçamento. Também não quero ser o pai da criança. Vou me somar aos deputados da região. Vamos fazer um esforço coletivo. O importante é conseguir a obra, não a sua paternidade. Tenho a mais absoluta certeza que, dentre tantas coisas difíceis pelas quais eu já lutei essa não é a mais difícil e acredito que vai se realizar.
O SERRANO — O fato de o senhor ser líder do governo na assembléia...
Barros Munhoz — ...ajuda. Sem dúvida alguma, ajuda.
O SERRANO — Política regional. O senhor está apoiando alguém em Serra Negra?
Barros Munhoz — Não. Não estou. Eu tenho companheiros: O Nestor (Marchi) o Escovão (Vanderlei Marchi). São pessoas que me deram apoio, mas tenho o meu partido, o PSDB, tenho amigos. Enfim, acho que vou apoiar aqueles que, aqui na cidade tomarem um caminho. Não posso vir impor...
O SERRANO — O que quer dizer com: “tomar um caminho”?
Barros Munhoz — Um caminho... o caminho que o Nestor, que o Escovão, que os companheiros daqui de Serra Negra entenderem como melhor.
O SERRANO — Mesmo esses companheiros não sendo do mesmo partido que o seu?
Barros Munhoz — Mesmo os companheiros não sendo do meu partido, procuro sempre harmonizar as posições. O SERRANO —– Como é o trabalho de um líder de governo na Assembléia?
Barros Munhoz — É árduo. Em compensação é gratificante por abrir portas de todos os órgãos do Estado, com todos os segmentos vivos do Estado e exite ainda a satisfação de ajudar o governador Serra em fazer um extraordinário governo que, sem dúvida alguma, ele fará.
O SERRANO — Além dessa rodovia, há algo mais que o senhor possa dizer sobre seus planos para Serra Negra e região do Circuito das Águas?
Barros Munhoz — Acredito que o asfaltamento, recapeamento, recuperação, duplicação da rodovia Jaguariúna à Amparo é uma obra extremamente vital e importante para o Circuito das Águas. Conseqüentemente, a recuperação e restauração da Amparo - Serra Negra, Serra Negra – Lindóia e Lindóia – Águas de Lindóia. Esse é o maior objetivo do meu mandato para o Circuito das Águas.
O SERRANO — Se conseguir o asfaltamento da SP 105, seria feito com estrutura de rodovia estadual, com pavimentação no acostamento, ou como vicinal?
Barros Munhoz — Com estrutura de rodovia estadual.