O grupo empresarial Odebrecht confirmou, em nota divulgada há pouco, ter sido alvo da 26ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada hoje (22) em oito estados e o Distrito Federal . No comunicado, porém, não são citados os nomes dos envolvidos. A empresa garante que está ajudando nas investigações sobre ações de corrupção e desvios de recursos públicos.
Veja a íntegra da nota:
"A Odebrecht confirma que a Polícia Federal cumpriu hoje mandados de prisão, condução coercitiva e busca e apreensão em escritórios e residências de integrantes em algumas cidades no Brasil. A empresa tem prestado todo o auxílio nas investigações em curso, colaborando com os esclarecimentos necessários.?
Denominada de Xepa, esta nova etapa da operação é um desdobramento da 23ª fase e desvendou um esquema de contabilidade paralela no âmbito da empreiteira, para pagamento de vantagens indevidas a terceiros, "vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o Poder Público em todas as esferas".
As investigações mostram que houve pagamento em espécie a terceiros, indicados por altos executivos da Odebrecht, em várias áreas de atuação do grupo.
De acordo com nota da PF, "há indícios concretos de que o grupo Odebrecht se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de tais recursos".
As investigações envolvem cerca de 380 policiais federais que cumprem 110 ordens judiciais nos estados de São Paulo, do Rio de janeiro, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, da Bahia, do Piauí, Distrito Federal, de Minas Gerais e Pernambuco. Estão sendo cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e quatro mandados de prisão preventiva.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-03/odebrecht-confirma-ser-alvo-da-26a-fase-da-operacao-lava-jatoComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.