A operação Direção Segura do Governo do Estado, que visa coibir motoristas de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas, será intensificada a partir desta quarta-feira, 4, por conta da proximidade do feriado prolongado de Páscoa. “Vamos ter seis mil policiais a partir desta quarta-feira fiscalizando 240 pontos de bloqueio em todo o Estado”, informou o governador Geraldo Alckmin.
Combater a combinação entre volante e bebida e, consequentemente, o risco de acidentes de trânsito, é o objetivo da ação. A Operação Direção Segura vai ter 1.132 bafômetros, sendo 332 na capital e região metropolitana, 690 no interior e 110 no policiamento rodoviário, tudo com apoio de quatro helicópteros. Apenas na capital serão 80 policiais distribuídos em 40 viaturas que irão realizar 20 bloqueios por dia para fiscalizar e punir motoristas que estejam dirigindo embriagados.
"Esse reforço não é só no feriado, ele vai ser permanente. Beber e dirigir é um risco enorme, não apenas pras pessoas que estão no carro de quem bebe, mas pra toda população, pra quem está circulando nas estradas, e nós não queremos que um momento tão bonito como é a Páscoa se transforme em dor, em tragédia, mas sim que as pessoas possam visitar seus familiares, fazer seu turismo e descansar com segurança”, destacou Alckmin.
O governador ressaltou que a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de usar apenas o teste do bafômetro e o exame de sangue para comprovar que o motorista dirigiu alcoolizado, não vai interferir no trabalho da polícia de São Paulo. "Esta decisão não muda a nossa posição. Se a pessoa não quiser fazer o teste do bafômetro será levada até a delegacia."
O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, reforçou a afirmação do governador. "Independente dessa decisão do Tribunal, entendemos que o trabalho da polícia deve continuar para coibir excessos e embriaguez ao volante. Vamos continuar intensificando essas operações."
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.