Bogotá ? Os resultados preliminares das eleições municipais no Equador, realizadas nesse domingo (23), apontam que a Aliança PAIS ? Pátria Altiva e Soberana ? que congrega partidos que apoiam o governo de Rafael Correa, conquistou 70% das prefeituras do país. Entretanto, a oposição deve ganhar em cidades importantes como a capital, Quito, Guayaquil, maior cidade do país, e em Cuenca, terceiro maior município.
O presidente Correa acompanhou a divulgação dos resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral equatoriano e comentou a apuração em sua conta no Twitter. De acordo com as parciais divulgadas até agora, a PAIS conquistará 221 prefeituras.
Correa, no entanto, admitiu que os resultados de Quito, Guayaquil e Cuenca, devem ser analisados. ?Tivemos um revés importante na capital, e temos que analisar isso?, declarou Correa hoje (24).
Em Quito, com 2,2 milhões de habitantes, o oposicionista de direita, Mauricio Rodas, teve até o momento, 58% dos votos, e venceu o prefeito Augusto Barrera, candidato à reeleição, apoiado por Correa. Em Guayaquil, cidade com população de 2,3 milhões de pessoas, o prefeito opositor Jaime Nebot será reeleito com 60% dos votos.
Na cidade de Cuenca, com 712.000 habitantes, a vitória até aqui é do opositor Marcelo Cabrera, com 51% dos votos.
A Aliança PAIS deve ganhar as prefeituras de Pichincha, Guaya, Cañar, Chimborazo, Los Rios, Manabí, Santa Helena, Tungurahua e Santo Domingo de los Tsáchilas.
Correa disse que as perdas de Quito e Cuenca ?entristecem?, mas comprometem a Aliança a fazer muito mais. ?Falta muito para construir a PAIS em algumas regiões?, opinou.
Mais de 11 milhões de equatorianos foram convocados para as eleições.
*Com informações da Agência Pública de Notícias do Equador e da América do Sul (Andes)
Editor Stênio Ribeirohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-02/stenio-oposicao-correa-ganha-nas-maiores-cidades-do-equadorComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.