O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, anunciou hoje (2) que as tropas estrangeiras serão retiradas do Afeganistão até 2014. A decisão ocorre no momento em que os governos da França e dos Estados Unidos anunciaram que, a partir deste ano, os militares dos dois países deixarão o território afegão.
Até o fim de 2013, a Otan espera ter o controle de todas as províncias do Afeganistão. Segundo Rasmussen, a partir de 2014, o poder militar no Afeganistão será transmitido pela Otan aos líderes políticos locais. De acordo com ele, as forças afegãs comandam atualmente 40% das operações de combate e são responsáveis pela segurança de metade da população do país asiático.
O Afeganistão foi ocupado em outubro de 2001 sob liderança dos Estados Unidos, que declararam a operação militar como uma guerra contra o terrorismo patrocinado, segundo os americanos, pelo governo Talibã, que controlava o país. A invasão contou com a oposição da Organização das Nações Unidas (ONU), mas teve apoio de países europeus e alguns países árabes.
Oficialmente, o objetivo da operação era localizar Osama Bin Laden e outros líderes da organização terrorista Al Qaeda, responsabilizada pelos atentados às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.