Queixas com relação ao atendimento médico não são exatamente uma novidade e geralmente versam sobre suposto descaso. Uma reclamação feita para a reportagem de A Cidade, sobre o atendimento no plantão do Hospital Municipal possui estes ingredientes, mas um detalhe nas declarações feitas pelo vigilante Dênis Kléber de Almeida, de 33 anos, chamou a atenção pelo ineditismo. Ele assegurou que durante atendimento que recebeu na tarde da última quarta-feira não havia no plantão um termômetro para medir sua temperatura. “A enfermeira me disse que não poderia tirar minha temperatura porque não tinha termômetro” garantiu.
Seus problemas começaram no meio da tarde quando se sentiu mal. Contou que apresentava sintomas como pressão baixa, febre alta e dores lombares. Dirigiu-se ao Hospital Municipal, onde o médico de plantão, conforme acusou, não o examinou como de praxe. “Ele não tocou a mão em mim. Conversava comigo sem se dirigir os olhos para mim, olhando fixamente para a mesa. Depois me mandou de volta para a enfermagem para que fosse tirada a pressão e a temperatura. Foi quando fui informado do problema com o termômetro. De volta para a sala de consulta ele olhou para mim e disse que eu estava com um princípio de torcicolo e me receitou o medicamento voltarem. Eu, incrédulo, tentei argumentar a ele que já tinha tido torcicolo antes e que o que eu estava sentindo não guardava nenhuma relação com torcicolo. Mas ele me dispensou e fui embora. À noite, enquanto trabalhava, meu estado piorou. Voltei para o plantão do Pronto Socorro e fui atendido por uma profissional. Esta determinou além de examinar o quadro febril e pressão arterial (não houve desta feita problema com a falta de termômetro) que passasse por um exame de eletrocardiograma e um Raio X dos pulmões. Foi detectado que eu estava com arritmia cardíaca e a médica diagnosticou meu caso como sendo pneumonia” , relatou o vigilante.
Ele afirmou ainda que tomou a iniciativa de tornar público este fato para “evitar que outras pessoas passem pelos mesmos transtornos”.
Providências
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso relatado por Dênis Almeida já havia sido levado pelo próprio reclamante à ouvidoria do órgão e que o caso será objeto de uma apuração interna e que as providências relativas ao assunto serão posteriormente informadas. Veja abaixo a íntegra da nota emitida pela assessoria de comunicação:
“Em atenção às reclamações do Sr. Denis Kleber de Almeida, temos a informar que o mesmo esteve neste Serviço de Ouvidoria no último dia 3, às 9:35 horas, registrando as queixas em questão, quando foram protocoladas e encaminhadas à Direção Clínica do HMI (sobre o atendimento médico) e à Administração do HMI (falta de termômetro no PS na tarde do dia 2) para providências. Tão logo tenhamos retorno das referidas providências, voltaremos a comunicar”.
Kléber disse que o atendimento recebido em sua primeira visita ao HM deixou a desejar