Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Janeiro de 2025
Notícia
26/05/2013 | Pádua Colosso: O ouvir e o falar

 

 

      Um dia uma profissional me disse :

      “ Você é o homem mais “feminino” que conheço”.

         Fiquei à pensar sobre o que ela disse e logicamente não lhe pedi que se explicasse, mantive-me no meu costumeiro silêncio, digerindo o que havia sido dito.

         Considerando as contingências em que aquilo havia acontecido, conclui que a intenção dela era uma metáfora ao Mito do Andrógino, onde nós seres humanos, todos, sem exceção, somos machos e fêmeas, masculinos e femininos ao mesmo tempo.

         Nossa parte feminina, dentre tantos atributos está relacionada à arte de “OUVIR”, “acolher”, deixar que o outro, através de sua fala, se sinta, respeitosamente recebido por nossos ouvidos e coração.

         Ouvir em silêncio, na neutralidade, sem memórias e desejos sem contra argumentar ou defender ideias à respeito do assunto, mas simplesmente ter uma “ESCUTA ACOLHEDORA ”, mostrando-se presente no ato.

          Conheço pessoas, algumas até já não são mais adolescentes e possuem “ouvidos virgens”, nunca foram penetrados, consequentemente nunca ficaram “grávidos de ideias” vindo de outra cabeça.

          Ouvir está mais relacionado à parte feminina do ser, enquanto que a fala está para o lado masculino.

           Falar também é uma ARTE, no qual o artista, partindo do profundo silêncio, consciente do conteúdo e do tom de sua manifestação, pode fazer o outro se sentir reconhecido, respeitado, sobretudo por aqueles que são representantes da arte de “sentir”  o que o próximo diz e o que ele não consegue dizer.    

 

Fonte: Pádua Colosso

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

806 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções