Os deuses Gregos, incentivadores das artes e dos esportes, à nós Itapirenses, cederam “temporariamente”nosso amado Belini.
Como desportista foi a imagem da garra, determinação, superação, a ponto de no país do futebol, deixar registrado o símbolo da vitória, o levantar o troféu acima da cabeça, representando o fruto de um trabalho vitorioso.
Como os grandes heróis, materializada no bronze está a sua imagem no Maracanã, o templo da competição esportiva.
É possível que Zeus o tenha chamado de volta para o Monte Olimpo por puro ciúme, pois Belini vinha recebendo de todos os brasileiros muitos cultos e devoção.
Ayrton Senna, de macacão e capacete, aplaudia o recém chegado enquanto se ouvia a música de suas vitórias (Tchan-Tchan.....), levou nosso conterrâneo em seu Fórmula 1 divino dar a volta da vitória, Senna acenando com a Bandeira Brasileira e Belini a Itapirense.
Hermes foi o responsável por acompanhá-lo da Terra aos Campos Elíseos, Apolo foi seu anfitrião, Orfeu dedicou-lhe hinos de enaltecimento, Hefesto, fez-lhe uma espada de ouro com suas iniciais gravadas na lâmina, Poseidon enviou-lhe sereias para que seus cantos espalhassem seus feitos, Caronte o transportou; sem cobrar-lhe o óbulo, Hades deu-lhe jardins e fontes, Tirézias o banhou no rio Estige, onde ele ganhou a imortalidade.
Dioniso ofereceu-lhe banquetes com néctar e ambrosia e o pontífice da celebração, Zeus, o abraçou e ofereceu-lhe um trono imediato ao seu.
Bem; Se pensarmos que todos esses deuses e heróis são partes de nosso “EU”, penso que nosso herói Itapirense deixa nosso planeta e entra para a imortalidade, passa a VIVER nos corações de todos nós Itapirenses e Brasileiros pois para o sempre será lembrado como um exemplo não só de desportista, mas acima de tudo como um exemplo de ser humano.
O autor, Prof. Dr. Antonio de Pádua Colosso é PSICANALISTA e possui Especializações em: Mitologias (CEFAS), Sonhos e Símbolos (SPAG), Ópera e Psicanálise (Unicamp), Transtornos Psicossomáticos (S.N.H), O Desenvolvimento da Existência - Winnicott (S.N.H), Neurociências e Psicanálise (Soc. Psicanalítica de Campinas), Psicoterapia Psicanalítica de Grupo (CEFAS), autor do Livro Lara e Leonora