Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
17/03/2013 | Pádua Colosso: Ciúme “!” ou “?”

 

 
         Dia desses fui convidado para um colóquio que teve por tema: A vida que vale a pena ser vivida. 
 
           Em certo momento alguém me perguntou: 
 
      -    Por que certas pessoas possuem ciúme?  
 
           Bem! Sem muito pensar, comecei a “pensar alto” ou seja fui falando sobre as ideias que me vinham à mente, portanto a resposta saiu mais ou menos assim: 
 
      -    Vamos pensar juntos........Ciúme está invariavelmente ligado ao amor, mas a mim, parece que não está tão ligado ao comportamento do parceiro e sim ao da pessoa ciumenta a qual necessita ter o poder, o controle sobre o amado e isso está relacionado com sua baixa autoestima. 
 
           O ciúme está ligado aos alicerces daquela pessoa ciumenta que provavelmente em sua infância, não se sentiu preenchida em sua necessidade emocional de ‘valorização”, de ter sido amada, desejada, esperada, reconhecida e assim ter possuído um espaço especial no seio de sua família. 
 
           A criança até os 06 ou 07 anos deve se sentir o rei ou rainha da casa, após essa idade ela deve começar a ser apresentada à “realidade”, onde forçosamente será submetida às frustrações. 
 
           Talvez possamos concluir que crianças que não foram devidamente “acolhidas” em suas necessidades emocionais, terão grande chance de se tornarem adultos inseguros e consequentemente possessivos e ciumentos. 
 
           O(a) ciumento(a) costuma achar que sabe do que o parceiro(a) gosta, melhor do que o próprio e lhe prover com agrados e compensações que aos que estão de fora da relação parece ser uma “gaiola de ouro”.   
 
           Você conhece alguém assim? 
 
           Ideal seria que ambos fossem dois pássaros cantando cada um em seu galho, cada qual o seu canto, e que possivelmente houvesse uma “louvação mútua” entre eles. 
 
           Então, se perante as leis civis e religiosas, ambos se tornam “um”, é de bom tom que um não queira sobrepujar o outro. 
           Tive a oportunidade de estar um fim de semana com um casal que era lindo observar os modos de ambos, como se valorizavam mutuamente, naturalmente bem preservando a relação. 
 
           Certo dia, ao final de um dia cansativo, tendo ela realizado à risca tudo que haviam juntos planejado, fiquei emocionado ao ouvir a frase que ele lhe dirigiu: 
 
       -   Linda, você brilhou!!!
 
           Caro leitor, você concorda que é lindo de se presenciar? 
 
           Então, também lhe digo:  Como leitor ....... “Você brilhou”!   
 
         O autor é Psicanalista e possui Especializações em: Mitologias (Cefas), Sonhos e Símbolos (SPAG), Ópera e Psicanálise (Unicamp), Transtornos Psicossomáticos (S.N.H), Neurociências e Psicanálise (Soc. Psicanalítica de Campinas), Atualmente especializa-se em: Psicoterapia Psicanalítica de Grupo (Hospital XXII de Outubro).
 
Fonte: Pádua Colosso

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1967 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções