Quais as raças de cães que latem mais?
Na Mitologia Grega o deus Cronos, o Tempo, é um Gigante que “come” seus filhos.
Guimarães Rosa em de seus belos trabalhos assim disse:
“ Um dia, aquele homem que vivia à margem do rio, sentou-se dentro de sua pequena canoa e remou......remou para a terceira margem.
Heraclito já houvera dito:
“É impossível entrar no mesmo rio duas vezes”, entendo que pela segunda vez as águas não serão as mesmas, nem a pessoa será a mesma.
Rubem Alves participava de um grupo de leitura de poesia chamado “Canoeiros”, singravam mares de devaneios.
No filme “O carteiro e o poeta”, o carteiro diz ao poeta (Pablo Neruda): “Sou um barco batido pelas ondas”, pois se encontrava profundamente caído de paixão.
Há um livro do filósofo Indiano Osho chamado “ O barco vazio” ele relata que em um rio, se o seu barco colidir com outro, o canoeiro do outro barco ficará bravo, mas se o seu barco estiver vazio, ele não dirá nada.
Se o barco for você e você estiver vazio de personalidade, de arrogância, o outro sentirá sua humildade e não haverá competição, nem discussão.
Calmamente olhei para o rio do tempo, lembrei de muitos que já “rumaram para a terceira margem” e nunca mais voltaram.
Compreendi que neste rio da vida, do tempo, ninguém volta, todos desaparecem, “ficam encantados”.
Rí ao perceber os “motivinhos” pelas quais as pessoas estão sempre irritadas, ansiosas, aceleradas, sendo que nossos desejos, vaidades, ambições, ansiedades também estão destinadas ao mesmo “rio”, irão desaparecer nas águas do Tempo.
Quando humildes, nossa dor existencial fica menor, entendemos que somos somente uma pequena gota d’água escorrendo pelo rio do tempo, rumando para a grande Harmonia Universal .
Antonio de Pádua Colosso é Educador, Psicanalista e Grupanalista.