A proposta de economia do governo municipal, resultante do débito encontrado nos cofres municipais e da necessidade de ajustar a máquina pública à receita, foi novamente reforçada pelo prefeito José Natalino Paganini nesta semana. “Podemos fazer muito por Itapira gastando menos. É só trabalhar com criatividade e ter respeito ao contribuinte e ao dinheiro dos itapirenses”, afirmou.
O alerta foi feito em reunião com os secretários municipais na quarta-feira, 30, durante a qual já foram cobrados os primeiros resultados do Plano de Contenção de Despesas e Incremento à Receita estabelecido pelo Decreto 10, de 18 de janeiro. Paganini voltou a lembrar que os primeiros levantamentos apontam um déficit financeiro de mais de R$ 108 milhões nos cofres municipais, necessários para cobrir valores não pagos a fornecedores e para recuperar a estrutura de serviços e áreas públicas locais.
Todas as determinações do Decreto 10 começaram a ser colocadas imediatamente em prática pelas secretarias e pelos departamentos municipais. Ao mesmo tempo, ações mais profundas, como a redução da frota, com a venda de veículos excedentes ou em má condições, já estão sendo preparadas. “Os resultados estão chegando. Em pouco tempo, a cidade verá uma Prefeitura enxuta, adequada à realidade econômica de Itapira e muito mais eficiente, graças ao esforço e à dedicação de todos os nossos colaboradores”, afirmou Paganini.