No dia 19 de março deste ano o Prefeito José Natalino Paganini promulgou a Lei 5.026 que dispõe sobre o desenvolvimento de política “antibullyng” por instituições de ensino públicas ou privadas de Itapira. Agora a Secretaria Municipal de Educação está empenhada em regulamentar a lei num prazo de seis meses.
Mostrando o interesse em fazer valer a lei e buscar subsídios para sua regulamentação a pasta promoveu na noite de terça-feira, dia 28, a palestra “Bullying: estratégias pedagógicas preventivas” com a renomada pesquisadora do fenômeno Cléo Fante.
Durante uma hora e meia, cerca de mil educadores, tanto da rede pública municipal, quanto convidados da rede estadual, de instituições filantrópicas e particulares puderam acompanhar as explanações da especialista. Um dos aspectos mais abordados por Cléo foi o diagnóstico do que é e do que é Bullying. “Precisamos estar atentos para não transformar o ambiente escolar em algo tenso diferenciando o constrangimento e ‘zoações’ inerentes à idade, da verdadeira prática do bullyng e com isso saber como agir nas diferentes situações para diminuir sua incidência e acabar com seus traumas”, explicou a palestrante.
Outro tema que também mereceu atenção especial foi uma nova modalidade de bullyng, o “cyberbulling”. Neste caso ela aponta que a escola não pode se esquivar simplesmente porque a ação acontece nas redes sociais da internet. “O resultado do bullyng virtual se torna real no ambiente escolar e também trás sérias consequências para o desenvolvimento do aluno”, apontou Cléo.
O evento que aconteceu no auditório do Instituto Bairral contou com as presenças do prefeito José Natalino Paganini e do vice-prefeito e presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Antonio Eduardo Boretti, o Dado. Para o chefe do executivo a realização de um evento deste porte mostra o quanto o assunto está sendo levado a sério no município. “Não queremos que nossa lei se torne uma ‘letra morta’. Tenho convicção que com o aprendizado desta noite temos condições de implantar um programa eficaz no combate ao bullyng”, disse Paganini.