Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Janeiro de 2025
Notícia
05/12/2011 | Partido Social Liberal realiza encontro em São Paulo

O Partido Social Liberal (PSL) realizou encontro estadual, sábado, dia 3 de dezembro na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no auditório Franco Montoro. O Presidente Estadual da sigla, Roberto Siqueira, sacramentou a votação dos presidentes municipais que elegeu a nova composição das secretarias estaduais internas do partido:

Mulher: Gilvania Medeiros de Farias - PSL Jundiaí
Melhor Idade: Carlos Toshiharo Watanabe - PSL Suzano
Jovem: Eder Máximo - PSL Osasco
Afrodescendentes: Honorio Ferreira Costa - PSL Poá
Assuntos Jurídicos: Dr. Luiz Gustavo Arruda Camargo Luz – PSL Itú
Formação Política: Orlando Pereira Barreto Neto (Du Barreto, prefeito da cidade de Brotas-SP por três mandatos) - PSL Brotas
Assuntos Parlamentares: Lelis José Trajano - PSL Capital
 
A reunião aprovou mudanças no estatuto interno do partido. A partir de agora a Comissão de Ética do partido será composta apenas por advogados. Outra mudança proposta e aprovada pelo presidente estadual da sigla é o curso de formação política, o curso passou a ser obrigatório para todos os pré-candidatos a vereador, vice-prefeitos e prefeitos para o pleito de 2012. Ao final do curso, será expedido pela Estadual um certificado ao pré-candidato, certificado esse, obrigatório no processo de liberação de legenda para a eleição de 2012.


O CRESCIMENTO DO PSL
 
Roberto Siqueira salientou sobre a importância de crescimento da sigla. Declarou-se descontente com os números alcançados na ultimas eleições de 2004 a 2008. Nelas o partido praticamente encolheu, fornecendo alguns números: em 2004, em todo o país, foram eleitos 25 prefeitos e 516 vereadores. Em 2008, reduzimos para 16 prefeitos, e elevamos para 522 o número de vereadores.
Na esfera Estadual e Federal atestam crescimento. Fazendo um balanço desde 2002: 
Em 2002 foram eleitos 1 Governador - Flamarion Portela no Estado de Roraima. 13 deputados estaduais e 6 federais. Em 2006, 9 estaduais e nenhum federal. Em 2010, 18 estaduais e 2 federais.
 
FORTALECIMENTO DO PSL
 
O Presidente Estadual Roberto Siqueira garantiu que nas eleições municipais de 2012, o partido não servirá de escada para outras siglas. “Nenhuma coligação desfavorável ao PSL deverá ser formalizada daqui pra frente. As coligações devem respeitar a igualdade no número de legendas dos partidos envolvidos.”
Deu um exemplo. “Em Itapira, a coligação entre PSL e o partido X. Das vinte legendas disponíveis, dez devem ir para o PSL e as outras dez para a sigla X. O diretório estadual não aceitará o que ocorreu nas ultimas eleições municipais, quando o PSL ficou com duas legendas e a sigla X, dezoito. Essa situação depõe contra o crescimento de nossa sigla.”
E foi mais longe. Disse que haverá intervenção estadual caso o número igualitário de legendas, numa possível coligação, não seja respeitado pelo presidente municipal.
 
REGIONAL MOGI-GUAÇU
 
Outro ponto que o presidente do PSL destacou é a descentralização do partido que será um ponto fundamental de crescimento. As regionais já estão sendo divididas, cada uma terá seu presidente e a distância entre as cidades envolvidas não ultrapassará 70 Km, o objetivo é facilitar as reuniões e política regional.
Integram a Regional do PSL de Mogi-Guaçu as seguintes cidades: Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Itapira, Estiva Gerbi, Engenheiro Coelho, Conchal, Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antonio do Jardim e Aguai.
A presidência da Regional Mogi-Guaçu, conforme indicação de Siqueira ficaria com o Vereador Guaçuano e Presidente do Diretório Municipal do PSL, Salvador Franceli.
Francelli é vereador em Mogi-Guaçu por três mandatos consecutivos. Integra o PSL a 17 anos, desde 1994. Participou da criação da sigla em 1994, mas foi reconhecida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apenas em 1998. O vereador guaçuano ocupou o cargo de Vice-Presidente Estadual e é o dono da ficha de filiação nº 2 do PSL em todo país. Francelli é pré-candidato a Prefeito de Mogi Guaçu, um sonho antigo.
 
DANILO VENTURA DEVE SER O PRESIDENTE DA REGIONAL DE MOGI-GUAÇU
 
A pré-candidatura de Francelli à prefeitura Mogi-Guaçu poderia atrapalhar a organização do PSL na região, segundo o vereador guaçuano. O próprio vereador Francelli acabou indicando o  presidente municipal do PSL de Itapira, Danilo Ventura para presidir a Regional Mogi-Guaçu. A proposta foi aceita, mas depende da aprovação de todos os presidentes municipais das cidades que integram a região.
O nome de Danilo Ventura deverá ser oficializado como Presidente da Regional Mogi Guaçu em Janeiro, quando serão divulgadas todas as Regionais do estado de São Paulo.
 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

851 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções