O encontro ontem (21) entre os ministros de Relações Exteriores do Brasil Antonio Patriota, e do Uruguai, Luiz Almagro, serviu para aprofundar a relação comercial entre os dois países. “Não temos temas pendentes. Temos um excelente nível de relação. Discutimos avanços em temas comerciais e ações estratégicas”, declarou Patriota.
O chanceler brasileiro disse que a reunião também tratou de temas como infraestrutura e inovação tecnológica. “Continuamos uma série de assuntos estratégicos, em termos de infraestrutura e também de desenvolvimento científico e tecnológico. Do lado uruguaio, [eles] estabeleceram um plano de ação ambicioso e inovador, que abre nova gama de assuntos que estamos cooperando”, ressaltou.
O encontro dos dois ministros ocorreu um mês antes da viagem da presidenta Dilma Rousseff a Montevidéu para participar da Cúpula do Mercosul, que, segundo Patriota, terá um “novo formato” que vai permitir maior interação entre os participantes. “Vamos inovar em alguns aspectos, inclusive com novo formato mais cooperativo entre os presidentes”, disse.
O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. No ano passado, o intercâmbio comercial ultrapassou US$ 3 bilhões. A relação comercial entre os dois países foi equilibrada, tendo o montante de exportações brasileiras atingido US$ 1,5 bilhão, mesmo valor das importações provenientes do país vizinho.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.