Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Novembro de 2024
Notícia
11/06/2014 | Paulino Santiago abre curso de contação de histórias

A diretora artística da Cia. de Theatro Paulino Santia­go, a atriz Juliana Avancini, implantá mais uma inova­ção na área pedagógica e artística, o primeiro curso de contação de histórias. O curso será realizado nos dias 24 e 26 deste mês; além de 01,03,15,17,22 e 24 de julho, das 19h30 as 22h00, finalizando o processo no Parque Juca Mulato no dia 03 de agosto, as 14h00, mostrando o resultado da aprendizagem com conta­ções de histórias.

A carga horária é de 30 horas, oferecendo certifica­do aos participantes. Podem se inscrever eEducadores, estudantes de Pedagogia, pais e público interessado atuante na área. Por meio da integração de diversas linguagens artísticas e do contato com os jogos e desafios presentes nas manifestações populares brasileiras, o curso convida os participantes a experien­ciar a riqueza da oralidade e a descobrir sua própria forma de contar histórias.

As inscrições já foram abertas e podem ser feitas no Centro de Artes, sede da Cia. Paulino Santiago, que fica na Praça Bernardino de Campos, 164, no Centro, no piso 2 do Centrão. Podem ser feitas das 14h00 as 19h30, as segundas-feiras, e em quartas-feiras das 17h00 as 19h30.

O material usado será de responsabilidade dos inscritos. O investimento é de R$ 160 por pessoa.

A diretora, pedagoga e arte educadora Juliana Avancini também estudou Comunicação Social na PUC Campinas, além de inúmeros cursos na área pedagógi­ca e artística. Coleciona em sua carreira inúmeras oficinas e cursos ligados ao teatro, artes circenses, máscaras, inclusive cursos da Unicamp na área artisti­ca. Atualmente é aluna do Instituto Brincante, em São Paulo, onde está inclusa no curso de Cultura Popular direcionado para arte edu­cadores. O instituto é de propriedade do ator, com­positor, músico e bailarino Antonio de Nóbrega. Outra ministrante do curso é a pedagoga Valkíria Machado, formada em Psicopedago­gia, Neuropsicopedagogia e especialista em educação especial. Trabalha também na área de eventos sociais em parceria com Entidades e publico em geral.

Resolvemos nos unir e ministrar este curso, pois já trabalhamos em parceria com as alunas do Curso de Pedagogia da Faculdade IESI desde 2013, atuando em nossos eventos internos eeventos da Prefeitura.

Precisamos formar e orientar estas professoras as necessidades dos traba­lhos, pois atualmenteelas trabalham somente com maquiagerm artística.

O objetivo do curso é fazer com que todos que participarem estejam ap­tos a trabalhar com esta arte, que nos dias de hoje a demanda da procura é crescente. Formando estas pessoas, estaremos inserin­do as mesmas no mercado de trabalho, além de usarem da técnica e da arte nas escolas onde lecionam. As educadoras sairão do curso com os seus objetos de cena e adereços para que possam executar as suas histórias com as respectivas cons­truções realizadas. Dentre o cronograma estão histó­rias populares e folclóricas, clássicos, envolvimento com objetos reciclados e rea­proveitáveis, entre outras.

Nas aulas também es­tarão inseridas expressões corporais, exercícios de dicção vocal, preparação do ator, rodas cantadas, danças populares, além de noções básicas de maquia­gem e figurinos. Além dos convenios que a Cia. tem com as Secretarias Munici­pais de Cultura e Turismo e Educação,um novo projeto é começar a formar pessoas com cursos ligados a arte e a área pedagógica.

Cursos

A Cia. ainda tem cinco vagas para interessados de 14 a 17 anos, na área circense. As aulas aconte­cem as segundas-feiras, das 16h00 as 17h30.

As aulas de dança tam­bém estão disponibilizando mais cinco vagas, com ho­rário das 17h00 as 18h30 às quartas-feiras.

As aulas de teatro para o novo espetáculo de final de ano acontecem aos saba­dos das 13h30 as 17h30, e estão com inscrições aber­tas. As aulas de dança livre acontecem as quartas e quintas-feiras, das 18h30 as 19h30.

PROJETO PICADEIRO NO CEU (Centro de Esportes e Cultura Unificados)

As aulas de iniciação as artes circenses estão acon­tecendo todas as segundas­-feiras, das 10h00 as 11h30, ministradas pelo arte educa­dor Bruno e a monitora Tais Mariana. Às quartas-feiras, com horário das 13h30 as 15h00, sob coordenação do arte educador André Avancini e monitor Jonathan Andrade.

Aos sábados, das 9h00 as 10h00, a contadora de histórias Isabel Souza é a responsável pelas ati­vidades ludicas do local, dentro do Projeto Era uma vez... Senta que lá vem história.

As aulas dos Projetos da Cia. Paulino Santiago na Pra­ça CEU, no Bairro Istor Luppi e José Tonolli, são gratuitas e recebem o investimento da Empresa Micropack, além das parcerias com a Secre­taria Municipal de Cultura e Turismo.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

873 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções