Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
01/08/2011 | Plano de combate ao álcool na infância e adolescência

Na última segunda-feira, dia 1º, o governador Geraldo Alckmin lançou o programa estadual de combate ao álcool na infância e adolescência. O deputado Barros Munhoz, presente no evento, lembrou em seu discurso a importância do Instituto Bairral de Itapira – “o maior hospital psiquiátrico da América Latina” – e parabenizou a iniciativa do Governo do Estado devido ao aumento do número de internações por causa de álcool e drogas.

 

“Lembro em minha infância que eram raros os pacientes do Bairral, o maior hospital psiquiátrico da América Latina, que eram internados com problemas com o álcool, e mais raros ainda os internados com problemas com drogas”, lembrou Munhoz. “Hoje são mais de 80% dos pacientes internados com problemas de drogas e álcool”, constatou.   

O plano do Governo do Estado prevê ações para tratamento, educação e fiscalização do consumo indevido de álcool por adolescentes nos estabelecimentos comerciais do Estado. O Projeto de Lei depende ainda de aprovação da Assembleia Legislativa.

“Toda a Assembleia de São Paulo irá se engajar nessa luta vital para o desenvolvimento que nós desejamos do nosso país, com uma infância e adolescência sadias com o futuro de nosso país sem doenças e sem criminalidade”, disse Barros Munhoz. “Parabéns governador, eu me sinto honrado de poder estar aqui participando de um ato como esse e me integro como deputado, como político e militante”, concluiu.

A fiscalização será feita pela vigilância sanitária, nos moldes da lei antifumo. O projeto de lei prevê aplicação de multa de até R$ 87,2 mil, além de interdição do estabelecimento por 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS para estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo de bebida alcoólica entre menores de 18 anos de idade.

O projeto conta com o apoio do Ministério Público de São Paulo e representantes de bares, supermercados e restaurantes.

Segundo o Governo do Estado, a Secretaria de Saúde tem como meta dobrar o número de leitos para dependentes químicos, de 400 para 800, até o final desse ano. 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1766 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções