A X Semana da Água, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi encerrada no dia 20. As atividades abrangeram alunos do 5º ano das EMEFs (Escolas municipais de Ensino Fundamental) do município de Itapira.
A iniciativa com ciclos de palestras educativas ocorreu entre os dias 14 a 23, com a participação de cerca de 800 alunos estudantes da Rede Municipal. O objetivo principal foi proporcionar subsídios para que os alunos compreendessem a importância da água, incentivando o consumo responsável e falando sobre a preservação dos rios e córregos e sobre educação ambiental. Foi abordada ainda a importância das matas ciliares e a manutenção da fauna aquática, informaram os palestrantes Anderson Martelli, biólogo da SAMA, e Mariah Paola de Arruda, estagiária da SAMA e educadora ambiental da Ascorsi – Associação de Coletores de Recicláveis de Itapira.
A programação compreendeu palestras educativas sobre o assunto, tendo como principal foco a orientação dos estudantes e professores quanto à educação ambiental. O diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Joaquim Barbosa Junior, lembra ainda que durante as palestras os alunos foram incentivados a aprender a valorizar e cuidar da água, a relacionar qualidade da água com qualidade de vida e a perceber a importância do saneamento ambiental para a preservação do meio ambiente e para a proteção da vida.
A semana contou ainda com o plantio de 90 mudas de árvores nativas, realizado no dia 20, sexta-feira, junto ao córrego que passa paralelo à Avenida Alzira Martinez Moro, no bairro Antonio Assad Alcici. O plantio foi feito pelos técnicos da Secretaria e pelos alunos da EMEF “Wilma de Toledo Barros Munhoz”.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.