Foram concluídas ontem , 6ª feira, as obras da segunda ponte, do total de duas projetadas para acabar com os crônicos problemas de enchentes que assolam moradores da rua 09 de julho, que margeia o Ribeirão que corta o referido bairro,localizada na rua Cezário Dezotti, local que dava origem ao problema devido à vazão muito estreita de seu vão. A reportagem de A Cidade apurou que estava sendo realizada a pavimentação do trecho no entorno da ponte.
Na primeira quinzena deste ano a Construtora Rone, de Jaú, já havia concluído a ponte localizado a cerca de 200 metros abaixo, na rua Elias Moysés e a prefeitura liberou a passagem que acabou ganhando elogios dos moradores devido à qualidade da obra realizada.
O piso asfáltico foi colocado na tarde de ontem e a preocupação do prefeito José Natalino Paganini é o de dar uma espécie de “arremate final” em todos os arredores da obra. Por isso mesmo ele determinou que a entrega das duas pontes seja programada para o próximo final de semana em data e horário a serem confirmados. “Trata-se de uma obra muito aguardada pelos moradores do bairro e vamos programar uma cerimônia de inauguração altura da importância que esta realização representa”, disse.
Planejadas em 2011 depois de mais uma sucessão de enchentes, a intervenção tem parceria da Prefeitura e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo por intermédio da divisão de Defesa Civil, tiveram início somente um ano depois devido à uma sucessão de problemas técnicos e posteriormente licitatórios, que resultaram na contratação em definitivo da Construtora Rone. As adequações feitas fizeram com que a obra tivesse os custos inicialmente previstos praticamente dobrados e a Prefeitura precisou arcar com cerca de 2/3 do total de quase R$ 600 mil investidos na construção das duas pontes.
A ponte concluída no começo do ano foi elogiada pela população
A nova construção apresenta um vão maior do que a ponte antiga que em tese deve impedir que o Ribeirão transborde na época das chuvas
Pavimentação foi concluída sexta-feira
Obras de acesso na Ponte Preta e Ponte Nova prosseguem
Já vão ganhando formato definitivo as intervenções que vem sendo realizadas pela Pavimentadora Santo Expedito responsável por construir duas alças de acesso na SP – 147 , uma para o bairro Ponte Nova e o outro para o bairro Ponte Preta.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que estão sendo executadas obras e serviços de implantação de dispositivos de acesso em nível na via nos km 28,20 e km 32. “ O valor orçado das obras é de R$ 3 milhões e a empresa, P.S. Expedito, contratada para executar as intervenções tem oito meses para conclusão”, disse a assessoria de comunicação do órgão. Ivan Carmona, da Santo Expedito, disse que as obras estão dentro do ritmo adequado e que não tem como projetar sua entrega final. “ Nossa intenção evidentemente é a de concluir as obras o mais breve possível. Mas isto implica em condições climáticas favoráveis e , sobretudo, em somar esforços para que as intervenções sejam feitas com toda a qualidade necessária. Por isso não temos pressa.”, argumentou.
A reportagem de A Cidade questionou ainda a assessoria de comunicação do DER sobre sobre um processo de erosão localizada no km 32 da SP-147 e a resposta foi de que o DER está promovendo licitação para o restauro do referido trecho e a previsão para inicio das obras é para novembro de 2013.
Intervenção na Ponte Preta vai ganhando contornos definitivos