Três UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) terão funcionamento diferenciado nesta semana. Na segunda e terça-feira, dias 03 e 04, o plantão será nas UBS do bairro Pé no Chão, quando o posto vai ficar aberto até às 20h. Na quarta-feira, dia 05, será vez da Vila Ilze e na quinta, dia 06, o esquema especial acontece na UBS do bairro dos Prados, ambas no mesmo horário.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde as unidades vão funcionar nestes dias como posto de pronto atendimento, ou seja, sem agendamento prévio das consultas. A proposta é de atender pessoas que apresentem problemas de saúde sem que elas precisem se deslocar até o centro da cidade. Para isso, as unidades terão a presença de um médico generalista, além de reforço na equipe de enfermagem para triagem. Cada posto também foi equipado com sala de observação nos casos em que for necessária a medicação imediata dos pacientes.
“É importante ressaltar quer este profissional – o médico generalista – está habilitado a atender qualquer pessoa, seja criança, adulto ou idoso”, explica Eliane de Castro, secretária municipal de saúde.
O objetivo da descentralização do pronto atendimento, além de facilitar o deslocamento da população, é de evitar a sobrecarga no atendimento do Pronto Socorro do Hospital Municipal. No entanto, a Secretaria assegura que nos casos onde o médico da UBS entender que há necessidade de encaminhamento ao hospital para exames e internação isso será feito imediatamente.