O Dia de Mobilização Nacional Pró?Saúde da População Negra, celebrado nesta segunda-feira (27), contou com ações de promoção da saúde nas unidades de atenção primária (clínicas da família e centros municipais de Saúde) do município do Rio de Janeiro. As atividades incluíram palestras com orientações e informações sobre prevenção de doenças, dicas de atividades físicas, orientações nutricionais, sessões de filmes e oficinas culturais.
A subsecretária de Promoção, Atenção Primária e Vigilância de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Betina Durovni, explicou que o foco da ação é reforçar o acesso da população negra a todos os serviços de saúde pública da cidade. ?Os indicadores [sociais] ainda mostram maior vulnerabilidade desse grupo para algumas questões de saúde, e sabemos que para melhorar precisamos dar acesso, então a maioria das atividades são para atrair esse público?, comentou e adiantou que as atividades são feitas ao longo do ano.
Algumas unidades promoveram palestras com os temas Saúde da População Negra junto aos Princípios e Diretrizes da Atenção Primária e Direitos Humanos dos Negros no Brasil, além de atividades físicas e rodas culturais, como dança e samba de roda (maculelê e capoeira), filmes educativos de combate ao racismo e à violência doméstica.
Em Campo Grande, zona oeste do Rio, a Clínica da Família Dr. Mário Vitor de Assis Pacheco programou palestras também para os dias 29, 30 e 31 - de quarta a sexta-feira - nas salas de espera, com dicas e orientações nutricionais, avaliações médicas e atividades especiais para idosos.
Editor Stênio Ribeirohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-10/mobilizacao-nacional-pro-saude-da-populacao-negra-no-rio
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.