O professor de Educação Física Marcos Roberto Oliveira, da SEL (Secretaria de Esportes e Lazer), encarou o desafio do "Caminho da Fé". Ele percorreu 317 quilômetros de bicicleta, saindo de Itapira no último dia 16, às 5h15, e chegando a Aparecida (SP) no dia 20, às 7h30, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
"Percorri o trajeto sozinho, apenas com uma mochila e muita determinação e fé para realizar a travessia", conta Oliveira, que passou por dezenas de municípios, como Ouro Fino (onde retirou a credencial de peregrino), Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos do Mogi, Estiva, Consolação e Paraisópolis, dentre outros. "Encontrei uma diversidade muito grande de animais, plantas, árvores frutíferas, cachoeiras e um povo muito acolhedor, sempre com um sorriso e uma palavra de incentivo", relata.
Pedalando somente no período da manhã, o professor de voleibol da SEL percorreu em média 40 quilômetros, devido ao percurso montanhoso, atingindo em determinado ponto 1.350 metros de altitude. Católico, Marquinhos fez questão de visitar todas as igrejas e capelas encontradas durante o trajeto, repleto de lindas paisagens, quando pôde apreciar a grandiosidade de Deus.
"A ideia de encarar o Caminho da Fé surgiu no ano passado. A maioria dos peregrinos percorre a distância total a pé, partindo de Tambaú ou Águas da Prata, perfazendo cerca de 420 quilômetros. Foi uma lição de vida. Tive um tempo para refletir e, sobretudo, conviver com as pessoas que encontrei no caminho", salienta.
Oliveira afirma que encarou o desafio sem preocupação com o tempo. Ele ressalta que, na verdade, fez uma viagem peregrina para fortalecer a fé e agradecer, mas, sobretudo, por uma intenção maior, não revelada, mas que o impulsionou a continuar ainda mais a cada dificuldade encontrada pelo caminho. Ele é casado com a professora Rosemeire Mariano Alves de Oliveira e pai de Thaís e Arthur.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.