Os professores da rede municipal pública de ensino de São Paulo começaram a chegar, às 19h30, à sede da prefeitura municipal, no Viaduto do Chá, centro da capital. Os cerca de 5 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar, saíram da sede da Secretaria Municipal da Educação, na zona sul da capital, e seguiram em caminhada pela Avenida 23 de Maio, com destino à sede da administração paulistana. O ato é organizado pelo Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal (Sinpeem).
Os docentes estão em greve desde o dia 23 de abril. Eles reivindicam a incorporação de um bônus complementar ao salário, a valorização profissional e melhorias nas condições de trabalho. A prefeitura se comprometeu a iniciar a incorporação do abono ao piso apenas a partir de 2015.
Por meio de nota publicada em seu site, a Secretaria Municipal de Educação informou que representantes do governo municipal receberam hoje (15) os dirigentes do Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem) e do Sinpeem. Segundo a secretaria, durante a reunião foi apresentado um documento, por meio do qual o governo garantiu ?o reajuste de quase 26% entre 2013 e 2014? e disse que ?vai continuar a valorizar o magistério com carreira, formação e salários?.
No documento, a secretaria também destaca que o prefeito Fernando Haddad encaminhou, na terça-feira, um projeto de lei à Câmara dos Vereadores para aumentar o piso salarial dos professores, gestores e profissionais do quadro de apoio à educação em 15,38%. ?O piso para jornada de 40 horas com nível superior será R$ 3.000?. O texto pede que os professores voltem ao trabalho.
Segundo a secretaria, das 1.523 unidades escolares existentes em São Paulo, 81 estavam completamente paradas hoje.
Editor Helena Martinshttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-05/professores-chegam-sede-da-prefeitura-de-spComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.