Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
24/11/2013 | Programa de implantação de ramal de gás natural avança mais um passo

 

Com a participação de servidores municipais, lideranças empresariais e representantes de diversas empresas da cidade, foi realizado na tarde de quinta-feira, 21, no auditório da ACEI (Associação Comercial e Empresarial) encontro para esclarecimento de detalhes a respeito das gestões feitas pela atual administração municipal no sentido de dotar o município de um ramal de gás natural para atendimento da Comgás. Os primeiros entendimentos neste sentido foram conduzidos pelo deputado estadual José Antonio Barros Munhoz (PSDB) na primeira quinzena de outubro.

Representantes da empresa estiveram em Itapira e se reuniram com o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) para as primeiras conversas neste sentido. Paganini coordenou também o encontro de quinta-feira, quando apresentou a um púbico estimado em torno de 80 pessoas a gerente institucional da Comgás, Flávia Gonçalves Samarone, e o gerente regional para o Interior, Renato Francisco Barros Brandão. O prefeito expressou mais uma vez sua convicção de que esta matriz energética é da mais suma importância para a atração de novos investimentos. Brandão, por sua vez, fez uma apresentação detalhada sobre o funcionamento da empresa.

Após cerca de 40 minutos de explanação, o convidado quis ouvir dúvidas da plateia. Recebeu um pedido do prefeito para que explicasse as vantagens da utilização do gás natural. Ele falou ainda sobre riscos de desabastecimento, dos investimentos necessários para trazer um ramal a partir de um ponto localizado cerca de 17 quilômetros de Itapira e também para dotar a cidade de uma infraestrutura mínima para permitir abastecimento tanto para empresas e estabelecimentos comerciais, como também para residências.
 
Brandão disse ser possível estimar um período pouco maior de um ano para a efetivação de todo o processo, dependendo, conforme fez questão de enfatizar, dos estudos de viabilidade econômica, ou seja, existe um parâmetro para fornecimento do produto a partir do qual a companhia pode ou não implantar um ramal na cidade. Para chegar a esta conclusão a companhia terá que necessariamente contatar eventuais interessados para uma análise mais objetiva de suas necessidades.
 
O palestrante foi bastante enfático quando disse que o produto da empresa a qual represente é bastante competitivo. Ainda sim, durante sua explanação reconheceu que um dos entraves à popularização do gás natural advém de formas ainda mais arcaicas de geração de calor como a queima de lenha cujos custos finais são ainda mais baixos do que a utilização do gás natural.

 
 
Paganini saiu do encontro convicto de que o assunto irá merecer do setor produtivo local uma abordagem a altura desua importância. “É um trabalho que exige muito empenho das partes envolvidas para o cumprimento das diversas etapas deste processo. Hoje demos mais um passo, muito importante. Estaremos monitorando cada passo sempre com muito interesse de forma a permitir que o assunto seja inserido dentro do rol das prioridades dos nossos empresários para as análises que se fizerem necessárias”, ponderou.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2055 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções