Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
08/10/2013 | Promoção Social projeta atenção maior ao público idoso

 

A realização das atividades durante a Semana da Melhor Idade foi muito festejada pelos organismos do município que têm sua atenção voltada para o chamado público da Terceira Idade. O nível de participação foi bastante elevado segundo avaliação pela Secretaria de Promoção Social, pelo Conselho Municipal do Idoso e por instituições como a Casa Allan Kardec e o Asilo São Vicente de Paulo .

João Alves da Silva, 70, presidente do Conselho Municipal do Idoso estima que algumas atividade superaram a casa dos 500 participantes em média por dia , mencionando, por exemplo, um acolhimento realizado na terça-feira, 24, na sede da Fazenda São Joaquim, com direito a um piquenique. Os participantes foram recebidos pelo proprietário Miguel Guerreiro Torres, pela esposa Ilze e pela filha Rogéria. “Esta sem dúvida foi a programação campeã de audiência neste ano e esperamos repetir algo parecido no próximo”, disse Eliana Assugeni Sobreiro Dias, secretária de Promoção Social.

Flávio Anisio Pavinato, que devido à sua enorme experiência com o assunto por presidir há vários anos o Asilo São Vicente, vem atuando na linha de frente de atendimento para esse tipo de público dentro da secretaria, avalia que tem ajudado muito neste processo de acolhimento a sinergia entre os diversos canais de atendimento. “Esta somatória de esforços vem se traduzindo no crescimento da participação dos idosos em atividades que vêm ao encontro das necessidades de uma melhor qualidade de vida”, complementou.
 
Eliana revelou ainda que a ideia é universalizar ao máximo esse acolhimento e que para isso a secretaria que comanda já está se estruturando para oferecer atividades lúdicas, de lazer e voltadas para a manutenção das condições gerais de saúde deste público durante o ano todo. “Evidentemente que a data comemorativa possui o condão de promover uma maior aproximação com o público desejado, mas queremos ir além”, projetou. Ela defende um conceito que vem sendo muito utilizado pela atual administração municipal entendido como “interdisciplinariedade”, onde diferentes secretarias atuam em sintonia com diversos programas.
 
Dentro desse contexto, Eliana explica que as áreas de Saúde e Esporte e Recreação têm importância fundamental para o projeto que vem sendo gestado para os idosos. “A população idosa vem crescendo e isso vai se acentuar nos próximos anos. Interessante observar por exemplo que na programação da Semana do Idoso deste ano tivemos participação de um público diversificado com relação à origem socioeconômica destas pessoas, numa clara demonstração de que se oferecermos atividades condizentes com aquilo que estas pessoas esperam, estaremos dando um grande passo para que elas se sintam mais envolvidas. Essa é nossa maior preocupação”, especificou.
 
João Alves estima que, com base em estatísticas do IBGE, Itapira tenha atualmente cerca de nove mil pessoas com idade a partir de 60 anos. “Embora tenhamos conseguido atrair cada vez mais um número expressivo de participantes em nossa programação, a verdade é que existe ainda muita gente que pode participar. Queremos chegar até elas”, propôs. Ele citou como exemplo o caso do aposentado Francisco Ramos, de 103 anos, morador da Vila Ilze. “Ele demonstra uma disposição fantástica para a idade que possui. Antes de se cadastrar , se queixava de não ter atividades para preencher seu tempo de maneira satisfatória. O que queremos é exatamente isso: criar atrativos para tirar essas pessoas de dentro de casa. Para isso estamos nos estruturando”, garantiu.
 
 
O prefeito Paganini participou da programação levada no Asilo São Vicente
 
 
Encontro de gerações
 
Entidades assistenciais com atuação voltada para atendimento de um público diferenciado daquele homenageado na Semana do Idoso participaram efetivamente do acolhimento proposto pelas autoridades do município. Foi o caso dos aprendizes do Jovem em Ação.
 
Na quarta-feira, 25, os aprendizes da entidade ajudaram na realização de uma atividade com cartelas e bingo que atraiu cerca de 200 participantes entre acolhidos do Lar São Vicente de Paulo e da Casa de Repouso Allan Kardec e também pessoas desvinculadas destas duas entidades. Os aprendizes ajudaram a distribuir cartelas, a recepcionar os convidados e a servir o lanche da tarde.
 
Segundo a coordenadora pedagógica do Jovem em Ação, Fabiele Dorta, participaram cerca de 60 aprendizes entre os que já
Encontro de geraçõesestão frequentando o mercado de trabalho (Padep) e os que estão em processo de formação (COPAR).
No dia seguinte, no Centro Comércio e Indústria de Itapira foi realizado no período da tarde um baile que contou a participação especial da Companhia de Teatro Paulino Santiago. Cerca de 30 aprendizes (do Copar) ajudaram na recepção dos idosos, muitos deles, participando na forma de parceiros de danças das “meninas” e dos “meninos” homenageados .
 
Fabiele afirma que este tipo de relacionamento é muito instrutivo. “Um contato afetivo que leva em conta principalmente a questão do calor humano, da interação. Isso , com certeza, só vem a acrescentar coisas positivas na formação dos nossos aprendizes. E eles elogiam e gostam deste contato”, finalizou.
 
“DANÇA CIRCULAR” deu o tom do baile
 
 
A diretora, produtora e atriz de teatro Juliana Avancini, da Cia. de Theatro Paulino Santiago, ficou muito emocionada com a participação de sua trupe nos festejos da Semana do Idoso. Um grupo de 18 bailarinos exibiu para os convidados de todas as idades a Dança Circular, atividade que vem sendo executada há pelo menos um ano pela companhia que dirige.
 
Juliana contou que recentemente, na Festa della Nonna, o mesmo grupo já havia criado enorme empatia com o público exibindo somente danças italianas. Na apresentação do Centrão, ela misturou dança italiana e dança popular. “Todos eles adoraram. Temos, inclusive praticantes que também ostentam idade elevada e para eles é ainda mais especial este tipo de interatividade”, avaliou.
 
Revelou ainda que por conta do entusiasmo e da aceitação que esse projeto vem recebendo, cuidou de inscrevê-lo para o circuito Proac, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que oferece ajuda financeira para projetos selecionados. Ela disse que na realização do Criança No Parque, agendado para ocorrer no dia 12, deverá haver nova participação. Também avisou que o grupo está aceitando novas inscrições. Os ensaios ocorrem sempre às segundas-feiras, das 14h00 às 16h00, no piso 2 do Centrão.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1547 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções