A Secretaria Municipal de Promoção Social realizou no último dia 8, em sua sede, uma capacitação para a Rede Assistencial privada e pública sobre ações socioeducativas. Participaram 30 profissionais do segmento, que atuam no Lar São José, Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis, Educandário Nossa Senhora Aparecida, Lar Gracinda Batista, Sepin e nos NAIs (Núcleos de Assistência Integral).
Os conteúdos foram enfocados pela consultora Ada Camolesi, da empresa especializada Interfaces. “O objetivo maior dessa iniciativa foi orientar amplamente os profissionais sobre o que são ações socioeducativas e como fazer para implantá-las em seus locais de trabalho”, explicou a diretora de Promoção Social, Regina Ramil Marella.
Ela frisou que uma das finalidades principais das ações socioeducativas é transformar os usuários em pessoas capazes de lutar pelos seus direitos e ideais, que desenvolvam os valores éticos e morais de uma sociedade com boa qualidade de vida. “As ações socioeducativas devem ser voltadas para a prática da cidadania, da ética, dos valores morais e do pleno desenvolvimento da autoestima”, sintetizou.
Nesse contexto, Regina afirmou que é preciso proporcionar aos usuários atividades culturais e esportivas, baseando-se no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), oferecendo palestras e reuniões às crianças, adolescentes e suas famílias. Conforme foi ressaltado na capacitação, essas iniciativas devem ser viabilizadas para se fortalecer os vínculos e relacionamentos, intensificando essa interação e, dessa forma, melhorando a perspectiva de um futuro promissor e saudável para todos, de forma que o respeito e a união sejam os alicerces de um pleno desenvolvimento social, político e cultural.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.