O público em geral , principalmente aquelas pessoas aficionadas por automóveis, terão oportunidade de ver de perto neste final de semana diversos carros antigos, que estarão expostos no entorno do Parque Juca Mulato. O 4º Encontro de Carros Antigos de Itapira tem abertura oficial marcada para o meio dia . Os expositores deverão estar posicionados já no começo da manhã.
A iniciativa é de um grupo de amigos que criaram uma espécie de confraria chamada Os Quetinhos. O vereador Marcos Paulo da Silva, o Marquinhos é pioneiro da iniciativa aqui na cidade. Ele explicou que depois que realizou a primeira edição em 2009, com cerca de 150 veículos expostos, muita gente passou a acreditar no projeto.
O atual coordenador do evento, o professor de Educação Física Vicente Gomes de Souza, hoje coordenador geral do evento, foi uma destas pessoas, segundo Marquinhos. “ Assim como o Vicente tivemos outros colegas que arregaçaram as mangas e estão indo à luta para que a cidade tenha uma exposição digna das melhores que são recepcionadas em cidades como Águas de Lindóia, Jundiaí e Jaguariúna”, colocou.
A ideia segundo ele teve como inspiração o tradicional evento de Águas de Lindoia, o Encontro Paulista de Carros Antigos, tido como um dos maiores do Brasil neste tipo de exposição, que costuma reunir cerca de 700 expositores de todo o Estado de São Paulo e que neste ano ocorre em 10 de abril. “ Desde pequeno eu acompanho a exposição de Águas de Lindóia e confesso fiquei apaixonado por ela a ponto de imaginar algo parecido em nossa cidade”, admitiu.
O vereador afirmou ainda que não tem a pretensão de fazer um evento tão badalado quanto aquele da vizinha cidade, mas aposta suas fichas que já a partir deste ano o evento em Itapira ganha musculatura. Ele se apoia na constatação de que pelo menos 20 clubes focados em automobilismo de várias cidades da região e outras mais distantes confirmaram participação, além de ter contatado alguns colecionadores particulares que lhe prometeram marcar presença.
Assim como em Águas de Lindóia, os organizadores elaboraram um esquema de comércio de peças que será outra atração dentro do evento. Indagado a respeito de qual a expectativa de público para o evento, Marquinhos usa números superlativos. “ No ano passado, com chuva e tudo, calculo que cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Parque. Neste ano, com as inovações que estamos realizando, com o maior apoio da comunidade em geral, espero pelo menos o dobro”, calculou.
O encontro de Águas de Lindóia, que serviu de inspiração para o evento local