Para permitir o acesso desses empresários à tecnologia, produto é vendido com até 50% de desconto comparado ao valor negociado com grandes companhias |
Com o objetivo de levar os benefícios da certificação digital também aos micro e pequenos empresários, que já somam um total de 5,8 milhões de empresas, o mercado brasileiro tem se preparado, desde 2008, para atender a demanda, que foi ampliada com o lançamento do Programa Nacional de Disseminação da Certificação Digital. O projeto é fruto de uma parceria entre as Autoridades Certificadoras do país, a Receita Federal do Brasil (RFB), o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o SEBRAE, o Conselho Federal de Contabilidade e a Camara-e.net.
Para isso, a REDE CACB DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL, em conjunto com a Certisign, empresa líder em soluções de certificação digital, já oferece dois produtos: o “e-CPF Simples” e o “e-CNPJ para Micro e Pequenas Empresas”. Ambos garantem a autenticidade e a integridade na comunicação corporativa pela Internet. Com esse certificado, as empresas podem comprovar a sua identidade no meio virtual, realizar transações comerciais e financeiras com validade jurídica e trocar mensagens eletrônicas com total segurança, sigilo e agilidade, dispensando o uso de documentos físicos.
A diferença entre um e outro está na validade e preço. O e-CPF Simples é vendido a R$ 155,00. Ele é do tipo A3, possui validade de um ano e vem armazenado em um token criptográfico. Por sua vez, o “e-CNPJ para Micro e Pequenas Empresas”, versão eletrônica do CNPJ, e que garante a identidade da organização nas transações eletrônicas, é comercializado a R$ 189,00, também no formato de token, mas com validade de 18 meses.
Os certificados digitais também permitem que as empresas comprem e vendam pela Internet, participem de pregões eletrônicos, forneçam ao Estado, fechem negócios e contratos de câmbio. Além disso, podem manter comunicação virtual direta com a Receita Federal, inclusive para cumprir obrigações fiscais sem a necessidade do deslocamento físico.
No caso do “e-CNPJ para Micro e Pequenas Empresas”, o micro e pequeno empreendedor também pode ter acesso ao canal de relacionamento Conectividade Social (www.caixa.gov.br), da Caixa Econômica Federal. Por meio dele é possível obter inúmeros benefícios, como acessar e realizar operações relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), acompanhar informações do Imposto de Renda, emitir e resgatar notas fiscais.
O sistema do Conectividade Social, quando acessado com o certificado digital, também permite a geração de procurações eletrônicas, assinatura de documentos digitais com a mesma validade jurídica de um documento impresso, acesso a detalhes da Previdência Social (SEFIP), via Internet, bem ao sistema da Caixa PIS/Empresa e ao relatório de informação de Saldo (IS).
Hoje, o certificado digital da REDE CACB / Certisign já oferece mais de cem aplicações e serviços ofertados às empresas, independente do porte e estrutura, além de desburocratizar processos, reduzir as exigências formais e contribuir para a redução dos custos operacionais. Trata-se, portanto, de uma ferramenta de competitividade imprescindível para as empresas.
Segundo o Presidente da CACB José Paulo Dorneles Cairoli, a “CACB que levanta a bandeira em defesa da livre iniciativa e que tem sua base de associados na sua maioria composta por micro e empresas de pequeno porte já oferta esta ferramenta de modernização que é o Certificado Digital, através de sua rede de 265 postos de atendimento instalados nas Associações Comerciais por um preço que chega a 50% do valor oferecido às grandes empresas”.
O gestor da CACB para a REDE CACB DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL Luiz Antonio Bortolin afirma que “permanentemente a entidade negocia junto aos parceiros das rede de serviços da CACB condições diferenciadas para as micro e empresários de pequeno porte. É o que ocorre agora com os que necessitam do Certificado Digital, especialmente para seu uso na Conectividade Social”.
Para Paulo Kulikovsky, vice-presidente da Certisign, o “e-CPF Simples” e o “e-CNPJ para Micro e Pequenas Empresas” são de extrema importância para as pequenas e microempresas. “A partir do momento que esses empresários passam a utilizar o certificado digital nos processos rotineiros eliminam uma série de burocracias e se tornam mais competitivas”, conclui.
A Associação Comercial e Empresarial de Itapira, como integrante da Rede CACB DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL, disponibiliza em seu site www.aciweb.com.br os certificados para compra, e também conta com um Posto de Atendimento para validações dos Certificados com atendimentos agendados de segunda e sexta feira das 08:00 às 17:00 horas, instalado em sua sede na Rua Comendador João Cintra, 323, Centro. Para maiores informações ligue (19)3913-9449.
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