A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (29), o registro do primeiro caso de gripe H1N1 no município neste ano, e que foi a óbito no último dia 20, sendo que o resultado comprovando a doença chegou na segunda-feira (27). Outros cinco casos suspeitos estão aguardando a chegada de resultados. Destes, quatro permanecem internados no Hospital Municipal (2 casos) e na Santa Casa (2 casos).
A Vigilância Epidemiológica esclareceu ainda que está seguindo à risca todas as orientações do protocolo do Ministério da Saúde a respeito do enfrentamento da gripe, como o atendimento médico, a indicação de medicamentos, as internações, os exames específicos, e as medidas preventivas. A vacinação da campanha está sendo realizada até o final da tarde de hoje (29), para todos os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Para as crianças que tomaram a primeira dose, será mantido o esquema da segunda dose, a ser aplicada trinta dias após a primeira dose.
Entre as recomendações da Vigilância Epidemiológica para a prevenção da gripe, destaque para que se lave frequentemente as mãos com água e sabonete, especialmente depois de tossir ou espirrar. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável, e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Se a pessoa já estiver com gripe ou resfriado, não deve se automedicar, precisando procurar o médico para tratar-se. Deve-se também evitar ambientes fechados, procurando manter os ambientes sempre arejados.
2 comentários
02/06/2013 15:06:47 | Juliana
Uma vergonha como disse o gilmar a epidemia comeÇo em 2009 e nem assim tÍnhamos tido tandos casos.isso devia ser melhor investigado a pessoa precisa morre pra depois chega o resultado do exame q porca vergonha em itapira
30/05/2013 19:05:23 | Gilmar Dechichi Bortoloto
Isso e assustador ja que no auge da epidemia em 2009 nao houve essa quantidade de casos como esta tendo agora.o que a secretaria esta fazendo para que nao tenhamos uma epidemia na cidade: