21/05/2015 | Risco de transmissão de fungo faz Brasil suspender importação de café do PeruO Brasil suspendeu a importação de café do Peru por causa do receio da transmissão de um fungo que vem atacando as lavouras do país vizinho. A decisão foi publicada hoje (21) no Diário Oficial da União e vale até que o governo peruano apresente um plano de trabalho para erradicar o fungo, que também afeta as culturas de cacau e de cupuaçu.
Segundo o Ministério da Agricultura, que publicou a resolução com a suspensão, o plano de trabalho deverá conter informações sobre a produção de grãos verdes de café, as pragas presentes e os tratamentos fitossanitários usados e as medidas adotadas para reduzir o risco de contágio no comércio internacional de café. O documento precisa ser aprovado pelo Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura para que as importações sejam liberadas.
Segundo o estudo que serviu de base para a decisão, o café pode ser o principal veículo para disseminação do fungo, existente na maioria das regiões produtoras de café no Peru. O organismo causa a monilíase do cacaueiro, doença que ataca as culturas do café, do cacau e do cupuaçu e ainda não chegou ao Brasil. A contaminação ocorre por meio do transporte de frutos infectados, de material vegetativo e de embalagens com esporos do fungo.
Editor Aécio Amadohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-05/risco-de-transmissao-de-fungo-faz-brasil-suspender-importacao-de-cafe-do
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
25/03/2017 - Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem
25/03/2017 - Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda
24/03/2017 - STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral
24/03/2017 - Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização