Dentro de pouco tempo a Estação de Tratamento de Esgotos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira), na estrada “Virgolino de Oliveira Filho”, deverá contar com iluminação com lâmpadas LED. O processo licitatório para isso já foi feito e a instalação deve começar em breve, logo após a homologação da concorrência e a assinatura de contrato com a empresa vencedora.
Com a iluminação com LED, toda a estação terá maior luminosidade durante o período noturno, o que aumenta de forma significativa o processo aeróbico de tratamento de esgotos, realizado nas lagoas de decantação. A luz incidente sobre as lagoas fará com que as bactérias que destróem os resíduos durante o processo aeróbico atuem também durante a noite. Assim, a eficiência do tratamento praticamente dobrará, pois acontecerá durante as 24 horas do dia. O presidente do Saae, José Armando Mantuan, lembra que hoje isso não acontece porque, com a iluminação deficiente da estação, o sistema aeróbico não é estimulado a agir. “Embora a iluminação seja artificial, seu impacto sobre o sistema é praticamente o mesmo da luz natural”, afirma, lembrando que o resultado prático para a população será a diminuição dos odores emanados pelas lagoas. “Os moradores dos bairros próximos serão os primeiros a perceber a melhor eficiência do sistema”, destaca.
Além deste ponto positivo, a iluminação com LED tem também como diferencial a maior economia de energia. A redução nos gastos permitirá que o Saae mantenha acesas as lâmpadas durante todo o período noturno em toda a área da Estação de Tratamento de Esgotos. “Lâmpadas LED gastam menos e duram mais, o que resulta em uma enorme economia a curto e médio prazo, com retorno muito rápido do investimento”, afirmou Mantuan. Segundo ele, serão gastos cerca de R$ 150 mil na implantação da nova iluminação.
O prefeito José Natalino Paganini saudou a iniciativa, lembrando que o uso de novas tecnologias, como as lâmpadas LED, sempre é oportuno, desde que resulte em melhores serviços para a população e em maior economia para o município. “Neste caso, o SAAE inovou, trazendo para Itapira uma tipo de iluminação moderno e melhorando, ao mesmo tempo, as condições da nossa Estação de Tratamento de Esgotos”, afirmou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.