Através do trabalho da Hidrostudio, contratada através de licitação pública, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira) está fazendo a catalogação ambiental e geológica da área destinada à futura barragem do Ribeirão da Penha. A medida é necessária para que seja obtida a licença prévia da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), cumprindo assim uma etapa fundamental para a realização da obra.
Nas últimas semanas, técnicos da Hidrostudio estiveram na área prevista para a barragem e levantaram aspectos da flora e da fauna local. Os estudos apontaram algumas espécies nativas na região que, dependendo das exigências da Cetesb, terão que merecer atenção especial durante e após a obra.
Com o levantamento, o Saae, além de cumprir uma exigência legal para a obtenção da licença prévia, ainda está se preparando para minimizar os impactos no meio ambiente com a construção da barragem. A catalogação das espécies vai permitir o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo neste sentido.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.