Sampaio pede inquérito para identificar autores de cartazes com conteúdo difamatório em Campinas
O deputado federal e vice-presidente nacional do PSDB, Carlos Sampaio (SP), pediu nesta quarta-feira (20) a abertura de inquérito policial para identificação dos autores e divulgadores de cartazes com mensagem que caracteriza injúria e difamação contra o parlamentar.
As peças foram afixadas nas proximidades de pontos de ônibus, em várias vias de Campinas, e começaram a ser vistas no último domingo, dia da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara Federal. O pedido de inquérito foi formalizado no 1º Distrito Policial de Campinas.
Nos cartazes, apócrifos, é divulgada a seguinte frase: “Ele nunca gostou de você. Agora quer roubar seu direito de votar”, acompanhada de uma foto do deputado e das hashtags (palavras-chaves de relevância na internet e redes sociais) “Não vai ter golpe” e “Fica Dilma”.
Sampaio, que foi um dos mais importantes articuladores do processo de impeachment na Câmara, votou a favor do afastamento da presidente e é visto como um dos maiores opositores ao governo do PT.
“Queremos identificar o mais rápido possível os autores desse ato de difamação e injúria. Apesar de apócrifa, fica claro que a ação partiu de gente que defende a presidente Dilma e que nos vê como inimigo do governo”, disse Sampaio.
As peças difamatórias foram vistas nas proximidades da rodoviária de Campinas e na Avenida Senador Saraiva, na região central, e na Avenida das Amoreiras, além de várias vias na região do Ouro Verde.
Saiba mais
Carlos Sampaio tem 53 anos, está no quarto mandato de deputado federal e é vice-presidente nacional do PSDB. Foi líder do partido na Câmara por duas vezes (2013 e 2015). É natural de Campinas (SP), onde foi vereador e secretário municipal de Segurança Pública. Também foi deputado estadual. Formado em Direito, é procurador de Justiça licenciado, tendo atuado em várias cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2013, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como o oitavo parlamentar mais importante do Congresso Nacional.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.