O Santos é o campeão paulista de 2015. O time venceu o Palmeiras na decisão do Paulistão Itaipava 2015 - Série A1 por 2 a 1 (no agregado, 2 a 2) e a decisão foi para os pênaltis. Diferente de 2014, quando perdeu para o Ituano, o time Alvinegro teve 100% de aproveitamento nas cobranças e garantiu o 21º título paulista da sua história ao vencer por 4 a 2 nas penalidades.
Diferentemente da primeira final, o jogo deste domingo começou movimentado. O Santos buscava as jogadas de velocidade pelas pontas com Robinho, Geuvânio e os laterais. Porém, foi em um contra-ataque que o Santos teve a melhor chance no início de jogo. Após lançamento, Ricardo Oliveira ficou de frente para o gol, mas finalizou mal, aos 13 minutos. Dois minutos depois, Robinho e Geuvânio tabelaram bem, mas o camisa 7 tentou driblar na área e perdeu a bola antes de finalizar.
Aos 19, mais uma boa chance para o Santos. Robinho recebeu pela esquerda, tirou a marcação e bateu forte para Fernando Prass defender. No fim do mesmo minuto, Geuvânio recebeu no bico da área, cortou Zé Roberto e bateu forte cruzado para fora.
Aos 29 minutos, o Santos finalmente achou o gol. Após lançamento, Robinho aproveitou o vacilo da zaga palmeirense que não saiu em conjunto e entrou em velocidade. Ele tocou para David Braz, que ficou com o gol aberto e empurrou para fazer 1 a 0.
O Palmeiras teve sua melhor chance aos 37, em cobrança de falta de Robinho, que assustou Vladimir. Porém, foi o Santos quem encontrou novamente o gol. Aos 43, Ricardo Oliveira ganhou dividida e saiu cara a cara com Fernando Pras. O experiente artilheiro teve tranquilidade para tirar do goleiro e marcar seu 11º gol no campeonato e deixar o Santos com a vantagem na decisão pela primeira vez. Ainda no primeiro tempo, Geuvânio e Dudu se estranham antes de uma cobrança de falta e foram expulsos pelo árbitro.
No segundo tempo, o Palmeiras foi para cima em busca do gol que evitaria o título santista. Para isso, Osvaldo de Oliveira trocou Robinho por Cleiton Xavier, aos oito. Um pouco antes, Gustavo Henrique havia entrado no lugar de Werley, lesionado, no Santos. Aos 10 minutos, após escanteio, Cleiton Xavier cabeceou e Vladimir agarrou a bola. Depois, aos 13, Zé Roberto arriscou de longe e novamente o goleiro santista fez boa intervenção para evitar o gol.
A pressão palmeirense deu certo e aos 20 minutos, Valdívia apareceu para dar belo passe e encontrar Lucas Lima nas costas da zaga. O lateral chutou e venceu o goleiro Vladimir, diminuindo o placar da partida e empatando o agregado.
O gol fez com que as equipes ficassem mais cautelosas e com isso as chances de gols diminuíram. Aos 27, Ricardo Oliveira cobrou falta e exigiu defesa de Ricardo Oliveira. Aos 32, Victor Ramos cometeu falta, levou o segundo amarelo e acabou expulso. A melhor chance do Palmeiras foi aos 43. Cleiton Xavier cobrou falta, Vladimir rebateu a bola e Amaral, que entrou no lugar de Gabriel, concluiu, mas em posição de impedimento. O Santos ainda teve uma última chance aos 44. Ricardo Oliveira saiu novamente de frente com Fernando Prass, mas desta vez chutou em cima do goleiro palmeirense.
Nas cobranças, Cleiton Xavier e David Braz marcaram na primeira. Na sequência, Vladimir pegou a cobrança de Rafael Marques e Gustavo Henrique colocou o Santos em vantagem. Jackson também perdeu a terceira do Palmeiras e Victor Ferraz ampliou a vantagem. Leandro Pereira marcou o seu, mas nos pés de Lucas Lima o Santos fez o pênalti decisivo e se tornou campeão paulista de 2015.
Ficha técnica
SANTOS (4) 2x1 (2) PALMEIRAS
03/maio/2015
Local: Vila Belmiro (Santos)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Alex Ang Ribeiro;
Renda: R$ 1.555.280,00
Público: 14.662 pagantes
Cartões amarelos: Dudu, Valdívia, Valencia, Gabriel, Victor Ramos, David Braz e Lucas;
Expulsões: Dudu e Geuvânio 43 do 1º; Victor Ramos 31 do 2º;
Gols: David Braz 29 e Ricardo Oliveira 43 do 1º; Lucas 19 do 2º;
Nos pênaltis: David Braz, Gustavo Henrique, Victor Ferraz e Lucas Lima marcaram para o Santos; Cleiton Xavier e Leandro Pereira marcaram para o Palmeiras; Rafael Marques e Jackson desperdiçaram;
SANTOS: Vladimir; Victor Ferraz, Werley (Gustavo Henrique), David Braz e Chiquinho; Valencia (Leandrinho), Renato, Lucas Lima e Geuvânio; Robinho (Cicinho) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Marcelo Fernandes
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Amaral), Robinho (Cleiton Xavier), Valdívia (Jackson), Dudu e Rafael Marques; Leandro Pereira.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.