Engenharia de Software é um, dos três novos cursos que a Unifae deve oferecer já para o vestibular do próximo dia 13 de outubro, juntamente com Engenharia Civil e Farmácia. Organizado em oito semestres e com disponibilidade de 50 vagas anuais, Engenharia de Software deve ser bem disputado.
Mercado
O software desempenha um papel central em quase todos os aspectos da vida cotidiana, no governo, bancos, finanças, educação, transporte, entretenimento, medicina, telecomunicações, agricultura e outros. Os produtos de software são fundamentais para a evolução da sociedade principalmente no que diz respeito à eficiência e à produtividade, permitindo solucionar problemas de maneira mais eficaz. A evolução neste setor é tão rápida que só para se ter uma ideia, já é possível realizar a impressão de protótipos de móveis, casas, órgãos humanos em impressoras 3D, o que tem revolucionado a linha de produção das indústrias. Todo dispositivo com microprocessador, carros, aviões, necessitam ser programados, daí a importância deste mercado e a demanda cada vez maior por profissionais especializados.
Há uma demanda crescente por profissionais capazes de atuar no desenvolvimento e manutenção de tais sistemas. Segundo previsões da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o ano de 2012 terminou com uma carência de 115 mil destes profissionais e as previsões apontam para 750 mil em 2020 (www.brasscon.org.br).
Utilização
A Engenharia de Software é a área da computação responsável pelo estabelecimento de técnicas e práticas para o desenvolvimento de software com qualidade, confiabilidade, facilidade de manutenção, redução de custos e tempo, cobrindo uma ampla área de aplicações e diferentes tipos de dispositivos, tais como: sistemas de softwares de fornecimento de energia elétrica, de telecomunicações, de controle de serviços de transporte aéreo, de serviços relacionados as finanças, pesquisas espaciais, entre outros.
Curiosidades sobre o mercado
Pesquisas recentes apontam que 75% da receita da Apple, uma das gigante mundiais no setor, vêm de produtos que não existiam há 6 anos atrás; o Instagran, rede social de compartilhamento de fotos, com dois anos de existência, foi vendido ao facebook por 1 bilhão de dólares. Entre as dez marcas mais valiosas do mundo 6 são de empresas de tecnologia. Entre os 100 homens mais ricos do mundo nove são da área de Tecnologia.
O setor de TI (Tecnologia da Informação ) no Brasil tem crescimento quatro vezes maior que o produto interno bruto (PIB). O Brasil já é o 5o maior mercado de TI do mundo com faturamento anual de 212 bilhões de dólares e pode chegar à 3a posição até 2022!
Sobre o curso
O Curso de Engenharia de Software da UNIAFE é pioneiro na região e tem como objetivo formar o profissional, o engenheiro de Software, tornando-o apto a participar e conduzir empreendimentos de softwares que sejam competitivos no mercado global, satisfazendo as necessidades de empresas e pessoas. O projeto pedagógico está fundamentado nas Diretrizes Curriculares de Educação (CNE), nas Diretrizes Computer Society of the Institute for Electrical and Electronic Engineers (IEEE-CS), Association for Computing Machinery (ACM), e nos currículos de referencia da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O conjunto de disciplinas proporciona condições para que o aluno possa desenvolver todo seu potencial e se qualificar para ingressar no mercado de trabalho de TI.
O curso de Engenharia de Software não está vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) .
Parceria
Uma das parcerias do curso da Unifae é com a Webgoal. O Ateliê de Software, tem o objetivo de complementar a formação acadêmica dos alunos com conhecimentos e experiências de mercado, buscando o desenvolvimento profissional mais completo e adequado às necessidades do mercado de tecnologia; Desenvolvimento de software para clientes reais dentro da faculdade; Participação em cursos e treinamentos que complementam a sua formação acadêmica; Desenvolvimento de software de maneira profissional, utilizando métodos e práticas ágeis como XP, Scrum e Kanban e Coaching e orientação para seu desenvolvimento profissional, além de demais benefícios para sua vida acadêmica e profissional. Atualmente quatro estagiários integram o Ateliê de Software. Mais informações pelo telefone (19) 3623-3022 ramal 233.
Assessoria de Comunicação UNIFAE
26/08/2013