Duas comunidades católicas do município encerraram a noite de quarta-feira com festa e louvor a São José, patrono dos carpinteiros, marceneiros, operários e da família.
Na paróquia São Judas Tadeu, no Cubatão, a festa em honra ao santo teve início na sexta-feira (14), com a missa da manhã e a noite festiva à noite e prosseguiram até a última quarta-feira, com a procissão. Todas as missas foram celebradas pelo pároco Érique Fernando Bordini, que contou com a participação especial do padre emérito Jacinto Domene Martins, de Serra Negra. No dia da festa, o padre José Eduardo Sartori fez a co-celebração.
Segundo Bordini, o dia 19 de março é o único dia da quaresma em que os padres tiram a veste roxa e usam a branca, que simboliza festas e solenidades. Ele explicou que a devoção a São José tem crescido nos últimos anos, tanto na parte religiosa como festiva. “São José sempre foi conhecido como patrono da família, por ser o pai adotivo de Jesus, e também de carpinteiros e marceneiros. Com o passar dos anos, passou a ser padroeiro dos operários em geral, tanto que o santo é comemorado também no dia 1º de Maio (São José Operário). Nestas épocas de crise financeira, passou a ser considerado também um dos santos das causas impossíveis, principalmente no que diz respeito a empregos”, elucidou.
A missa de São José ocorreu no início da noite de quarta-feira e foi seguida da procissão solene. Segundo estimativa do padre, aproximadamente mil pessoas acompanharam o louvor. Em seguida, todos ainda participaram da quermesse que ocorreu no pátio da Matriz, cuja renda será destinada para colocação de pisos no altar e nas laterais da igreja.
Com o término da festa, a Paróquia São Judas concentra-se agora nas celebrações da quaresma. Na programação está a Caminhada Penitencial seguida de Missa toda quarta e sexta-feira às 6 horas.
Missa da Tobena também aconteceu na quarta
A tradicional missa em louvor ao padroeiro dos carpinteiros, originalmente organizada pela Tobena Móveis Planejados, também aconteceu na última quarta, nas dependências da Comunidade São José Operário, na Vila Secchi, e reuniu dezenas de fiéis. A celebração foi comandada pelo padre da Matriz Nossa Senhora Aparecida dos Prados, Marcos Paulo Messias Rodrigues.
Há 33 anos a celebração é preparada pelos proprietários da fábrica de móveis, sendo que até o ano de 2012 a mesma era realizada nas dependências da firma. Porém, com o aumento do número de fiéis, a missa festiva teve que ser transferida para a comunidade, que fica a cerca de 100 metros da Tobena.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.