O Estado de São Paulo sediou o VIII Encontro Nacional de Controle Interno, promovido pelo Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno) e pela Corregedoria Geral da Administração. Sob o tema “acesso à informação e prevenção à corrupção”, o evento teve por objetivo apresentar um panorama do combate à corrupção no Brasil e no mundo.
O encontro contou com a participação de representantes das esferas municipal, estadual e federal, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a ministra corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo e a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa Arruda.
Ações recentes do governo paulista, como a assinatura do combate ao enriquecimento ilícito e a assinatura que regulamenta a lei de acesso à informação, têm demonstrado uma preocupação do Estado com a transparência de suas ações. Alckmin ressaltou a importância do combate à corrupção. “Temos um compromisso aqui em São Paulo para melhorar a gestão pública, fortalecer os órgão da corregedoria e controle interno. É um trabalho importante na prevenção e também no combate à corrupção”, disse.
A presidente do Conaci e secretária de Controle e Transparência do Espírito Santo, Ângela Soares Silvares destacou o sucesso da atuação do Conselho. “O Conaci vem prestando sua contribuição para a melhora da gestão pública brasileira e este evento reflete o resultado dessa atuação”.
O Conselho Nacional de Controle Interno
Além de discutir, conhecer e trocar experiências, o CONACI visa integrar os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a população.
O órgão ainda é responsável por coordenar e articular as ações de interesse dos órgãos de controle interno, pela realização de debates e eventos e pelo desenvolvimento de programas e projetos que possibilitem o avanço econômico e social do país.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.