A atleta e empresária Sara Maniezo Moysés, 29 anos, irá disputar a Brasil Ride, maior prova de mountain bike do país. Ela dedicou os últimos seis meses para treinar para essa prova e compete junto com Marcus Cabral, de Lorena–SP, pela equipe Cabral Bike Shop.
A Brasil Ride é considerada a maior prova de mountain bike do Brasil e acontece de 19 a 27 deste mês na Chapada Diamantina, no Centro da Bahia, atraindo atletas de todo o mundo. A prova será realizada nas categorias dupla Mista, dupla Open, dupla Feminino, dupla Master (nenhum ciclista com menos de 40 anos), Grand Master (nenhum atleta com menos de 50 anos) e categoria corporativa (três integrantes, formação livre).
A estrutura dessa prova é comparada às maiores ultramaratonas do mundo e fornece todo o subsídio aos atletas, desde alimentação a alojamento e suporte técnico. Cada etapa da prova tem, em média, de 80 a 100 quilômetros, sendo que a equipe que ultrapassar o tempo limite de cada uma delas é desclassificada.
Sara Maniezo Moysés confirmou presença e acredita estar preparada para enfrentar as dificuldades da prova. “Treinei os últimos seis meses e acredito estar em boas condições”, explicou. De acordo com a jovem, o nível da prova é muito alto e atrai campeões olímpicos e de vários países, pois a classificação final tem validade para o ranking mundial.
Sara participa pela primeira vez dessa competição e conta que vem treinando forte há vários meses. Ela iniciou sua trajetória no esporte há pelo menos quatro anos, quando começou a pedalar por hobby. Com o tempo, foi percebendo que poderia se dedicar mais e assim fez. “O treinamento de speed costumo fazer no bairro Santa Marta ou mesmo na pista. A parte de mountain bike faço com os amigos, que me incentivam muito durante o trajeto nas estradas. Além disso, conto com o apoio de meu treinador Carlos Eduardo Icassati, o Duda, que me dá o suporte e as orientações necessárias”, conta a jovem esportista.
Por se tratar de uma prova forte, Sara explica que são exigidos diversos exames médicos no ato da inscrição. Além disso, os riscos de queda e mal estar podem ser frequentes, devido ao alto nível de esforço.
A jovem conta que também é comum que muitos atletas não consigam terminar todas as etapas e sejam desclassificados no meio do caminho. Mesmo assim, ela se diz preparada para encarar o desafio e espera trazer bons resultados para a cidade. “Nosso objetivo não é vencer, mas sim completar a prova, pois isso já seria uma conquista de vida muito grande para nós. Afinal se trata de uma competição de alto nível, de abrangência mundial e que reúne centenas de atletas de todos os lugares”, afirmou.
Sara tem o apoio da família e dos amigos, que tanto a incentivam nos treinamentos. “A força que eles me dão é essencial, em especial dos meus pais”, disse. A atleta conta com o patrocínio de Cabral Bike Shop, Ecos Bike, Duda Bike Fit, Farmácia Santa Cruz, Planta Ação e Malucasa.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.