Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Janeiro de 2025
Notícia
16/03/2014 | Saúde faz balanço de ações realizadas no carnaval

 

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta terça-feira, 11, o balanço das ações desenvolvidas no período do carnaval, tanto na semana que antecedeu o evento, quanto nos desfiles realizados no Parque Juca Mulato. As ações, essencial­mente preventivas, procura­ram informar a população sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais, para se evitar a AIDS e as demais doenças sexual­mente transmissíveis/DST.

“Foi um trabalho de­senvolvido com base nas recomendações do Ministé­rio da Saúde, que também forneceu os cerca de 23 mil preservativos distribuídos, e folhetos”, destacou a se­cretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino.

Durante a semana que antecedeu o carnaval, de 24 a 28 de fevereiro, o trabalho foi concentrado nos bairros, pelas equipes do Programa de Saúde da Família/PSF, através dos servidores das Uni­dades Básicas de Saúde, que fizeram pedágios educativos, rodas de conversas nas salas de recepção de todas as UBS, que estiveram devidamente decoradas com cartazes e en­feites carnavalescos, e visitas às escolas e instituições nos bairros. As UBS da Vila Ilze e do Pé no Chão também rece­beram apresentações teatrais alusivas ao tema, feitas pelos jovens da Guarda Mirim.

A equipe da USF Cen­tral esteve na EE “Antonio Caio”, levando orientações e preservativos. Agentes Co­munitários da USF Cubatão realizaram pedágio na frente da USF, distribuindo folhetos e preservativos. A equipe ru­ral reproduziu slides sobre prevenção de DST na escola Fenízio Marchini, em Barão. A equipe da USF Vila Ilze realizou pedágios educativos na por­taria da fábrica Penha e na Av. São Paulo.A equipe da USF Pé no Chão distribuiu materiais preventivos na Rodoviária, e proferiu palestra na Casa Transitória. Já a equipe da USF Braz Cavenaghi fez pedágio em frente ao supermercado Marcatti. Nos dias dos des­files das escolas de samba e dos blocos no Parque Juca Mulato, de 1 a 4 deste mês, onde transitaram milhares de pessoas, a Divisão de Vigilância Epidemiológica montou uma barraca, onde foram também distribuídos os preservativos, folhetos, e leques. Ainda no local dos desfiles foram afixadas faixas e banner na fachada da Casa da Cultura.

Dias antes, na tarde de 21 de fevereiro, foi realiza­da uma tarde carnavalesca no Clube da Saúde, para os pacientes do Programa Hiperdia das UBS. “Apro­veitamos a mobilização do carnaval para alertar sobre as doenças sexualmente transmissíveis, um período que historicamente registra aumento do número de ca­sos”, finalizou Rosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1083 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções