A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, ministrou na terça-feira, 8, uma palestra sobre febre maculosa para os funcionários da CPFL. Promovida na subestação existente em frente à AABB, a explanação enfocou vários aspectos da doença e do carrapato transmissor, bem como sua ocorrência no Estado de São Paulo e no Brasil.
O pedido para a realização da palestra foi feito pela própria CPFL, pois no último mês de setembro um funcionário da regional de Campinas da empresa faleceu em decorrência da febre maculosa. Dessa forma, a abordagem teve um enfoque especial no tocante às medidas de prevenção da doença e sobre o que deve ser feito com relação aos funcionários que vistoriam as linhas elétricas que atravessam áreas de matas, dando ênfase para as fases jovens – larvas ou micuins e ninfas ou vermelhinhos – do carrapato estrela, responsável pela maior parte dos casos de transmissão da doença.
Foram demonstrados o ciclo de vida do carrapato e as épocas do ano nas quais são necessários maiores cuidados, devido ao grande número dessas larvas que surgem nas regiões de pastagens e matas. Complementando as informações passadas, foram destacados os roedores silvestres como os principais reservatórios da doença na natureza, com o homem se tornando um hospedeiro acidental do carrapato ao frequentar as áreas infestadas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.