Primeira campanha do ano foi encerrada na sexta, dia 22
Cinco novos casos de tuberculose foram diagnosticados este ano em Itapira. No ano passado, 22 pacientes descobriram que haviam contraído a doença. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.
Para combater o vírus e diminuir a incidência de casos na cidade, a Secretaria promoveu no mês de março, quando no dia 24 é lembrado o Dia Mundial da Tuberculose, a busca ativa de casos.
O objetivo, de acordo com a médica pneumologista da Vigilância Epidemiológica, Eliane Maria Oliveira, é fazer o diagnóstico precoce da tuberculose. “A iniciativa atende recomendação da Organização Mundial de Saúde que preconiza que ao menos 1% da população do município precisa fazer a baciloscopia do escarro, em Itapira nossa meta é examinar anualmente 700 pessoas e é com campanhas como essa que motivamos nossas equipes e conscientizamos a população”, informou a especialista.
Na tarde de terça-feira, dia 26, os profissionais que atuam no programa de controle da tuberculose em Itapira se reuniram para fazer um balanço da ação. Na oportunidade as equipes da UBS da Vila Ilze e do Hospital Municipal foram simbolicamente premiadas com um bolo por terem atingido sua meta de exame.
A atuação destas equipes não se resume a campanha, que volta a acontecer no mês de dezembro. Dentre as principais atividades das equipes estão o diagnóstico e tratamento da doença, coleta de exames e treinamentos.
O paciente com suspeita da doença pode ser atendido por meio de encaminhamento médico das Unidades Básicas de Saúde.
A tuberculose é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo ar quando o doente tosse, fala ou espirra. O tratamento é de graça e dura seis meses, desde que não seja interrompido.
Os principais sinais e sintomas relacionados à doença são:
- tosse por tempo prolongado (mais de três semanas);
- febre baixa, geralmente à tarde;
- cansaço fácil;
- emagrecimento;
- suor noturno.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.