A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na última semana, quatro autoclaves adquiridas com recursos obtidos junto ao Ministério da Saúde, através de convênio assinado para compra de equipamentos diversos. As autoclaves, que integram o primeiro lote de equipamentos, são de última geração, da marca Sercon, e custaram R$ 4.200,00 cada uma. Utilizadas para esterilização de utensílios metálicos nas unidades de saúde, serão encaminhadas na próxima semana para as UBS Central, Flávio Zacchi, Prados e Vila Ilze.
Para o treinamento dos servidores de enfermagem e da área odontológica que utilizarão os equipamentos, realizado na manhã desta quinta-feira (20) no Hospital Municipal, foram convidados dois técnicos da empresa Gerentec, de Campinas, credenciada da fabricante das autoclaves. Entre outros detalhes, os técnicos abordaram o funcionamento e manuseio, assim como as características e manutenção do equipamento. “Os novos equipamentos serão muito importantes no dia a dia de trabalho das unidades, evitando a remessa de utensílios até o Hospital para a esterilização”, comentou o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira.
As autoclaves, através de calor úmido, esterilizam os utensílios, eliminando completamente vírus, bactérias e fungos nocivos à saúde, e que são cada vez mais perigosos, e resistentes ao uso de antibióticos e vacinas. No ambiente hospitalar e nas demais unidades de saúde, a esterilização feita em autoclaves é a melhor forma de prevenir o contágio e a disseminação de doenças, tendo sua eficiência comprovada, principalmente no caso dos objetos perfuro- cortantes como alicates, raspadores, agulhas, lâminas, pinças, etc.
Fernando Odriozola, técnico em Comunicação Social
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.