A fumaça escura emitida pelo escapamento dos veículos a diesel é sinal de problemas na regulagem. Quanto mais escura for a cor da fumaça, maior será o consumo do veículo e a quantidade de particulado emitido na atmosfera. A cor da fumaça preta indica que o diesel não está sendo totalmente queimado e poderá causar danos ao motor e seus componentes (bombas, bicos injetores, turbinas) sem retratar os impactos ambientais relata Jose Alair de Oliveira, secretário da SAMA.
Regidos pela Lei Municipal nº 4.519/09 que dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica, o biólogo da pasta Anderson Martelli realizou nesta ultima semana o segundo monitoramento de toda a frota municipal movidos a diesel com o objetivo de verificar os veículos que por problemas mecânicos estão liberando fumaça com tonalidade escura – a primeira ocorreu em março desse ano
Para essa medição foi utilizado um instrumento autorizado pelo órgão Estadual Cetesb denominado de Escala de Ringelmann. Trata-se de um cartão com orifício vazado com as tonalidades de cores diferentes. Segundo Martelli, com a aceleração constante é possível comparar a tonalidade da fumaça expelida para o meio ambiente com as cores desta escala. Veículo com tonalidades acima do permitido é emitido um parecer para sanar o problema. Martelli informa que os veículos vistoriados estão recebendo um selo de vistoria com a data e o resultado da análise.
Segundo Oliveira, essa ação além de fazer cumprir nossa legislação sobre a poluição do ar, é um requisito do Projeto Município Verde Azul, o qual nosso município esta inserido.
Além disso, o excesso de material particulado (fumaça preta) e de gases estufa emitido resulta no aumento da poluição do ar assim como dos casos de doenças respiratórias, principalmente nas crianças e idosos, sendo intensificado no período seco de inverno retrata Anderson Martelli, biólogo da SAMA.
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