Um dos maiores eventos culturais de Itapira já está com as inscrições abertas. Trata-se do Festival de Dança, que chega à sua sétima edição e que neste ano acontecerá no dia 25 de maio no Ginásio de Esportes do Clube de Campo “Santa Fé” a partir das 13 horas. O espetáculo costuma reunir academias e escolas de dança de diversas cidades e torna-se, assim, um palco para a difusão artística, com variadas tendências se apresentando.
As inscrições estarão abertas até o dia 17 de maio, podendo ser feitas pessoalmente, na Casa da Cultura “João Torrecillas Filho”, à rua Rui Barbosa, 750, pelo Correio ou ainda pela internet, através do site da Prefeitura (www.itapira.sp.gov.br). Em vista do tipo de espetáculo, a Secretaria de Cultura e Turismo está limitando as inscrições, que serão encerradas quando for atingido o número de 45 coreografias inscritas. Entretanto, é importante notar que cada academia poderá inscrever até dois números.
Neste ano, o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Dragone Iamarino, anuncia a concessão de diversos prêmios durante o Festival. Serão entregues os seguintes prêmios: melhor coreografia do festival (independente de estilo): 1º lugar: R$ 1.200,00; 2º lugar: R$ 800,00; e 3º lugar: R$ 600,00; melhor coreografia para pas-de-deux e solos: R$ 300,00, e prêmio Ballet da Casa (concorrentes locais): R$ 400,00. O prêmio Ballet da Casa será concedido ao grupo mais pontuado de Itapira. Porém, caso o grupo mais pontuado já esteja entre as três melhores coreografias, o prêmio passará ao segundo grupo local mais pontuado. Além disso, o grupo classificado em cada estilo em primeiro lugar receberá um troféu.
Regulamento
7º Festival de Dança de Itapira
Promoção: Prefeitura Municipal de Itapira
Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Dia: 25 de maio de 2013
Local: Ginásio de Esportes do Clube de Campo Santa Fé
Horário: 13:00 horas
I- Objetivos
• Divulgar e valorizar a Arte da Dança, promovendo o intercâmbio artístico-cultural entre grupos e academias de dança locais e regionais.
• Indicar os números que se destaquem pela maturidade da concepção, ou seja, a coerência entre a proposta e a resolução coreográfica.
II- Participantes
Grupos e /ou academias de dança de Itapira e região.
III- Inscrições
• Dar-se-ão no período de 22 de abril a 17 de maio ou até atingirem o numero máximo de coreografias permitido por noite, podendo ser feitas pessoalmente, ou enviadas através das agências dos correios, com AR, ao endereço:
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – 7º Festival de Dança de Itapira
Rua: Rui Barbosa, 750 – centro – CEP 13970- 210, Itapira-SP. Tel.: (19) 3813 2010.
Na postagem deverá conter a ficha de inscrição, release, data de preferência e documentos solicitados neste edital.
Não serão aceitas inscrições após esse período.
A inscrição dar-se-á por ordem de chegada e não ultrapassando o limite de 45 coreografias. Caso o número de inscrições tenham atingido o limite a Secretaria de Cultura e Turismo entrará em contato.
Inscrições incompletas (faltando release, documentos ou outros) será desclassificada do Festival.
• Documentos a serem enviados na inscrição: Cópia do RG de todos os integrantes do grupo; Autorização dos pais aos menores de idade (todos os menores de 18 anos, devidamente registrado em cartório); Cópia do RG e CPF do representante do grupo e comprovante de residência no município que representa.
IV – Estilos
Os grupos e academias poderão se inscrever nos seguintes estilos:
Ballet Clássico de Repertório - Street Dance - Ballet Clássico e Neoclássico - Danças Folclóricas e Populares- Dança Contemporânea – Jazz Dance - Dança Livre/Sapateado
Categoria Especial* (Solo – Pas –de Deux e Duo)
*(Nesta categoria os bailarinos deverão ter a idade mínima de14 anos e haverá premiação para a melhor coreografia, desde que haja no mínimo, 05 (cinco) participações inscritas na mesma. Os bailarinos poderão executar a coreografia no estilo que desejarem: ballet clássico e neoclássico, dança contemporânea, street dance, dança folclórica, jazz e livre/sapateado).
OBS: Cada grupo deverá certificar-se de que está se inscrevendo no estilo correto, para que não seja prejudicado na avaliação dos jurados.
V- Regulamento
1. A idade mínima para os bailarinos é de 08 (oito) anos.
2. Cada grupo ou academia poderá inscrever no máximo 2 coreografias.
3. Cada coreografia deverá ter no máximo 5 minutos de duração. Ultrapassado o tempo previsto, o grupo será automaticamente desclassificado.
4. Cada grupo ou academia deverá trazer seu CD com o nome do grupo e da coreografia, e conferi-lo com o técnico de som no ato da apresentação.
5. Será permitida a utilização de objetos cênicos, desde que a montagem e desmontagem sejam feitas pelos próprios grupos ou academias, não prejudicando a apresentação dos demais (3 minutos para esta tarefa).
6. Não será permitido o uso de animais, água, fogo ou qualquer material que comprometa a segurança, sob pena de desclassificação.
7. A iluminação será a mesma para todos os grupos e academias.
8. Os camarins serão de uso coletivo e obedecerão a uma planilha que deverá ser respeitada, sob pena de desclassificação do grupo.
9. Os atos de indisciplina serão registrados pela organização do evento e analisados para determinação das penalidades cabíveis.
10. Os grupos ou academias premiados deverão estar presentes no ato da entrega do prêmio (dia 25 de maio) representados por seus diretores e/ ou coreógrafos.
VI- Comissão de Seleção:
Será formada por 3 (três) especialistas convidados pela Secretaria de Cultura, sendo este júri soberano em suas decisões. Serão avaliados os quesitos: coreografia, técnica, coerência entre proposta e coreografia, relação entre figurino e coreografia. Em caso de empate, o item coreografia decidirá o desempate. Persistindo o empate, o júri decidirá.
VII – Premiação
Serão concedidos os seguintes prêmios:
• Melhor coreografia do festival (independente de estilo)
1º lugar: R$ 1.200,00 2º lugar: R$ 800,00 3º lugar: R$ 600,00
• Melhor coreografia para Pas-de Deux e Solos: R$ 300,00
• Prêmio Ballet da Casa (concorrentes locais): R$ 400,00
Obs: Será concedido ao grupo mais pontuado de Itapira. Caso o grupo já esteja entre as três melhores coreografias do Festival,passará ao 2°grupo local mais pontuado, e assim por diante.
• Troféu para o 1° lugar de cada estilo.
VIII – Disposições gerais
• As despesas com transporte, alimentação e hospedagem correrão por conta dos participantes do Festival.
• A organização não se responsabilizará por objetos pessoais ou de valor, extraviados no ginásio ou camarins.
• Na ordem de apresentação respeitaremos as academias, não deixando a mesma com mais de uma apresentação seguida. Não nos responsabilizamos por tempo de troca de bailarinos que dance em mais de uma academia.
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