A SEL (Secretaria de Esportes e Lazer), sob a direção de Flávio Boretti, teve um ano movimentado de janeiro a dezembro, com atividades variadas que proporcionaram ao itapirense múltiplas opções esportivas, levando saúde e diversão.
O futebol amador ganhou evidência em 2011, sobretudo com a disputa de quatro competições: Copas Master, Terceira, Segunda e Primeira Divisões. O Master foi um dos mais disputados dos últimos anos, cabendo ao Guarani levantar o troféu com a vitória sobre o Gigante Atlético Clube por 2 a 0, gols de Dado e Tiãozinho.
Ainda no primeiro semestre, a SEL organizou a Terceira Divisão da Copa Itapira, que contou com número recorde de participantes. O campeão foi o Clube de Campo Santa Fé e o Aglomerados ficou com o vice.
O segundo semestre foi quente nos gramados com a disputa das principais divisões do Amador. Na Primeirona, aconteceu a final inédita entre Atlético Clube Paulistano, campeão da temporada, e Clube Atlético Bela Vista, o vice-campeão. Na decisão, vitória do tricolor por 3 a 1. Na Segundona, a bola rolou num certame equilibrado, decidido nos pênaltis, entre o campeão Córrego do Cocho e o vice BFC União.
As equipes da parceria SEL/Esportiva disputaram ao longo do ano os Estaduais Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, sem contar as copas regionais Luisão, em Amparo, e Mauro Silva, em Monte Alegre do Sul. Por aqui, a garotada correu atrás da bola nas versões 2011 das Copas Cristovinho Zago e Comendador Virgolino de Oliveira.
Na Copa Itapira de Bocha, a equipe da Lanchonete do Cubatão (A) faturou a taça de campeã, levando a melhor sobre a Recreativa (A).
Em julho aconteceu em Mogi Guaçu a edição 55 dos Jogos Regionais, na qual Itapira ficou em 8º lugar na Primeira Divisão, com 178 pontos. No quadro de medalhas foram 34 no geral, sendo nove de ouro, 11 de prata e 14 de bronze.
Ainda em 2011, o esporte itapirense mostrou sua força e organização com a realização dos Jogos dos Trabalhadores, evento promovido em maio com 11 empresas e vencido pela Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, que obteve um total de 164,3 pontos.
Os 37º Jogos de Verão abriram o calendário da SEL, competição que foi reformulada para 2012 com menos modalidades e mais equipes.
As equipes da SEL tiveram um ano ativo, com participações em torneios e festivais nas modalidades de tênis de mesa (5º lugar na Liga Paulista), xadrez, atletismo, basquete, natação, malha, judô, mountain bike/ciclismo, capoeira, ginástica artística e rítmica, vôlei, damas, vôlei de areia, futsal e handebol.
Boretti ressalta que o sentimento de 2011 foi o de dever cumprido. "Todas as realizações que nos propusermos a fazer tiveram seus objetivos alcançados, premiando não só os funcionários da SEL, como todos os que participaram das competições promovidas no ano que se encerra", avalia.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.