Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
29/08/2013 | Senac Itapira transmite Teleconferência sobre gestão de resíduos sólidos

 

 
O Senac Itapira exibirá a teleconferência Resíduos sólidos: responsabilidade do comércio, papel do consumidor, no dia 5 de setembro, das 15h às 17h, na sala 2 da unidade. O evento é uma iniciativa do Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC-Sesc-Senac.
 
Durante a teleconferência os especialistas: Ricardo Abramovay – professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e coordenador do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa), também da USP; Genebaldo Freire, Ph.D em Ecologia, com mais de 40 anos de ativismo ambiental; e Bernardo Souto, advogado da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e engenheiro ambiental discutirão os desafios brasileiros para uma política mais eficiente de gestão de resíduos sólidos.
 
Diariamente, cada cidadão do mundo produz 1,2 quilo de resíduos. No Brasil, somente em 2012, foram produzidos 63 milhões de toneladas de resíduos domiciliares e 40% desse material foram para lixões ou aterros “controlados”. O que fazer com tanto lixo? A quem cabe reduzir esses números? De quem é a responsabilidade pela coleta e destinação desses resíduos? Essas são algumas questões que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pela Lei 12.305/2010 e pelo Decreto 7.404/2010, procurou responder. Passados três anos de sua implantação, é hora de fazer um balanço dos avanços conseguidos até aqui. E este é o cenário em que se insere a teleconferência.
 
O evento conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e integra a programação de conferências livres que apresentam o tema da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, Resíduos sólidos – Vamos cuidar do Brasil. A conferência mobilizará milhares de pessoas em todo o país em um debate nacional sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que, entre outras prerrogativas, instituiu a chamada “logística reversa”, sistemas destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para o seu reaproveitamento. É o caso das embalagens de óleos lubrificantes e seus resíduos; dos medicamentos; das lâmpadas; pilhas e baterias; produtos eletrônicos e seus componentes; entre outros.
 
O debate contará, ainda, com a mediação do jornalista Ricardo Voltolini, editor da revista Ideia Sustentável (a primeira especializada em tendências em sustentabilidade) e autor do livro Conversas com líderes sustentáveis, publicado pela Editora Senac São Paulo, em 2011. Participará também da teleconferência Gildete Amorim, intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo, assim, acessibilidade total ao evento.
 
Transmitido ao vivo, direto dos estúdios da Gerência de Produção de Rádio e Televisão do Condomínio Sesc-Senac, no Rio de Janeiro, o evento poderá ser assistido em mais de 400 salas e auditórios espalhados por todos os estados brasileiros.  
 
A participação do público no programa é assegurada com o envio de perguntas, comentários e sugestões pelo e-mail [email protected], pelo fax 0800-023-0220, pelo telefone 0800-283-0270 ou pelo Twitter @telesescsenac. 
 
 
Saiba mais sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos
 
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pela Lei 12.305/2010 e pelo Decreto  7.404/2010, apresenta princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações a serem
adotadas pela União, isoladamente ou em parceria com estados, municípios, Distrito Federal e particulares, visando à gestão integrada dos resíduos sólidos e seu gerenciamento ambientalmente adequado.
 
De acordo com o artigo 33 do Decreto 7.404, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, ou seja,  desenvolver um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para o reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. Esses sistemas se baseiam no retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente da existência de serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos no município.
 
Os produtos obrigados à logística reversa são os agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; os óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; os pneus; as lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; as pilhas e baterias; os produtos eletrônicos e seus componentes.
 
Mas você sabe a diferença entre resíduo e rejeito? O resíduo é o lixo com algum potencial de uso, com ou sem tratamento. Já o rejeito não apresenta possibilidade técnica ou econômica de uso, devendo ser tratado para descarte final.
 
E a diferença entre reciclagem e reutilização? Na reciclagem, o produto inicial é submetido a um processo de transformação. Porém, na reutilização, o produto é reaproveitado sem qualquer alteração física, modificando ou não o seu uso original. 
 
Serviço
Local: Senac Itapira
Endereço: Praça Bernardino de Campos, nº 150 – Centro
Informações: no site www.sp.senac.br/itapira ou pelo telefone (19) 3813 8210
Evento Gratuito
 
Fonte: Janaina Nascimento

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

997 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções