Serra Negra comemorou 185 anos de fundação na segunda-feira, (23). A data marcada por desfiles de escolas municipais, estaduais e particulares, além da Melhor Idade e o Tiro de Guerra de Amparo, contou com uma apresentação inédita.
Pela primeira vez, a Educação de Serra Negra contou com uma fanfarra formada e ensaiada com alunos da Rede de Ensino. O projeto é desenvolvido na EMEB Maestro Fioravante Lugli, no bairro das Palmeiras conta com 30 alunos.
A primeira fanfarra com alunos em contra turno escolar, conta com crianças de 7 a 12 anos. O material de ritmo adquirido conta com caixinhas de guerra e repique, fuzileiros, surdos grandes, pequenos e médios, talabartes e baquetas. Os ensaios foram coordenados pelo músico e baterista Rogério Oliveira – Gel.
Escola também trabalha a agricultura
Com o objetivo de desenvolver a sustentabilidade ambiental, econômica e social, a partir de práticas e experiências com horta orgânica, promovendo nas pessoas envolvidas maior consciência sobre os valores humanos e ambientais, a EMEB Maestro Fioravante Lugli, no bairro das Palmeiras iniciou neste ano, o projeto Horta Escolar.
De acordo com a diretora a EMEB, a horta visa integrar as diversas fontes e recurso e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária dos educadores e educando os alunos.
“Alguns alunos que não possuíam nenhum tipo de bom rendimento nas atividades integradas, começaram a melhorar com o projeto. O contato com a terra e horta trouxe benefícios”, ressaltou a diretora
Um total de 210 alunos participam do projeto. Ao todo, são 1.000 mudas plantadas. Três alunos por sala são monitores e acompanham de perto a horta orgânica que serve o alimento à própria escola. O projeto também é monitorado pelas secretarias de Agricultura e Serviços Municipais. Também são desenvolvidas pesquisas durante a aula de informática na escola, que visam adquirir conhecimento sobre a agricultura.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.