A exemplo do primeiro turno, as eleições terão esquema de plantão reforçado pelas distribuidoras e transmissoras de energia elétrica entre as 17h de sábado (25) e as 7h de segunda-feira (27) para garantir a segurança do sistema.
Serão 63 distribuidoras de energia de plantão, sob a coordenação de órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As ações foram discutidas hoje (23) em reunião no Ministério de Minas e Energia.
O secretário executivo de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou que todas as providências foram tomadas para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica. De acordo com o ministério, serão adotadas ações preventivas para o atendimento regionalizado e critérios de segurança diferenciados para o evento. O objetivo é obter maior margem de segurança com relação aos limites normalmente praticados.
Além disso, foram designadas equipes com dedicação integral na manutenção, acompanhamento e gerenciamento de ocorrências para garantir a continuidade do suprimento de energia elétrica durante o processo eleitoral. Todas as usinas, subestações e linhas de transmissão e distribuição vão operar normalmente.
Segundo o ministério, reforços semelhantes ocorrem em ocasiões como festas de fim de ano, carnaval e eventos como a Copa do Mundo.
Para as eleições do próximo domingo (26), aproximadamente 142 milhões de brasileiros estão aptos a ir às urnas escolher seus representantes. O maior número de eleitores está na Região Sudeste (43,44%), seguida do Nordeste (26,80%), Sul (14,79%), Norte (7,57%) e Centro-Oeste (7,17%).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.